Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Enfermeiro e segurança feridos em "agressões" no Hospital de Famalicão

Situação envolveu "grupo de 15 a 20 cidadãos". Polícia de Segurança Pública adianta que não foi possível identificá-los nem detê-los.

Enfermeiro e segurança feridos em "agressões" no Hospital de Famalicão
Notícias ao Minuto

12:28 - 22/02/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Vila Nova de Famalicão

Um enfermeiro e um funcionário de uma empresa de segurança privada ficaram feridos, esta madrugada, quando um grupo entrou no serviço de urgência do Hospital de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga. Não foi possível identificar ou deter os intervenientes. 

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) avança que hoje, cerca das 4 horas da madrugada, "o Comando Distrital de Braga recebeu uma chamada via 112, comunicando que estaria a ocorrer uma desordem com agressões, envolvendo um grupo de 15 a 20 cidadãos, no serviço de urgência do hospital de Vila Nova de Famalicão".

Foram "acionados os meios policiais de serviço, de acordo com os protocolos táticos definidos para o tipo de ocorrência comunicada", mas "não foi possível identificar nem deter os eventuais agressores, por os mesmos terem fugido do local"

Das agressões, é ainda referido, "resultaram ferimentos num enfermeiro e num funcionário de uma empresa de segurança privada, que prestam serviço no hospital, bem como danos na porta de acesso ao respetivo serviço de urgência".

Agora, a PSP tem em curso diligências para obter indícios que "permitam identificar os autores das agressões e dos danos referidos, de forma a que sejam criminalmente responsabilizados". 

A nota da autoridade termina com um apelo para que "todos os cidadãos respeitem o trabalho e a integridade física dos profissionais de saúde, bem como dos polícias e funcionários das empresas de segurança privada, que contribuem para o bem-estar e segurança da sociedade em que vivemos". 

O que diz o hospital?

Outro comunicado, do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) refere que o episódio foi registado pelas 03h30, quando o grupo entrou "de forma agressiva" no Serviço de Urgência, acompanhando uma mulher

"Quando solicitados a acalmarem-se pelo elemento de segurança, agrediram-no com violência, forçaram a entrada no serviço e, quando de novo lhes foi pedida calma, agrediram os profissionais de saúde que se aproximaram, tendo provocado ferimentos com alguma gravidade em dois profissionais", acrescenta.

O CHMA condena "veementemente" o comportamento dos agressores. "Para além dos danos materiais que causaram, são intoleráveis as ações violentas contra vários profissionais que educadamente procuraram assegurar a ordem necessária para prestarem cuidados de saúde", sublinha.

E manifesta-se também solidário com os seus profissionais, "a quem está a ser prestado todo o apoio, e está a promover todas as diligências necessárias para agir judicialmente" contra os agressores.

[Notícia atualizada às 13h46]

Leia Também: Motoclista de 67 anos morre num acidente em Vila Nova de Famalicão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório