Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Videovigilância no Miradouro de Santa Catarina já está "em funcionamento"

A instalação de câmaras de videovigilância no Miradouro de Santa Catarina, em Lisboa, está concluída e "já em funcionamento", anunciou, esta terça-feira, a Câmara Municipal, indicando que as outras 15 zonas previstas "serão ligadas brevemente" ao sistema de videoproteção.

Videovigilância no Miradouro de Santa Catarina já está "em funcionamento"
Notícias ao Minuto

20:00 - 21/02/22 por Lusa

País Câmara Municipal de Lisboa

"A Câmara Municipal de Lisboa está a instalar um sistema de videoproteção em várias zonas da cidade de Lisboa, sendo que, para tal, a Polícia de Segurança Pública [PSP], fruto do seu conhecimento e análise da criminalidade na nossa cidade, definiu um conjunto de zonas onde é importante possuir um sistema deste tipo", indica o vereador da Segurança na Câmara de Lisboa, Ângelo Pereira (PSD), numa publicação na rede social Instagram.

A medida já vem do anterior executivo municipal de Lisboa, presidido por Fernando Medina (PS), que anunciou, em março de 2021, que a implementação do sistema de videovigilância previsto para a Baixa, com a instalação de 216 câmaras em 16 zonas, teria início no Miradouro de Santa Catarina e prolongar-se-ia nos anos seguintes de "forma paulatina e contínua".

Também em março de 2021, o Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou, em comunicado, que tinha autorizado a instalação de 216 câmaras de videovigilância em Lisboa para assegurar a segurança de pessoas e bens, assim como prevenir crimes em locais onde há risco da sua ocorrência.

O sistema de videovigilância abrange 16 zonas da cidade de Lisboa, designadamente a Praça do Comércio, Cais das Colunas, Praça D. Pedro IV, Praça dos Restauradores, Praça da Figueira, Rua Augusta, Rua do Ouro, Rua da Prata, Rua do Comércio, Rua dos Fanqueiros, Avenida Ribeira das Naus, Cais do Sodré, Santa Apolónia na Rua Caminhos de Ferro e na Avenida Infante D. Henrique, Campo das Cebolas e Miradouro de Santa Catarina.

Na publicação hoje partilhada no Instagram, o atual vereador da Segurança afirmou que "a videoproteção no Miradouro de Santa Catarina já se encontra em funcionamento, enquanto que as outras zonas serão ligadas brevemente",

Ângelo Pereira explica ainda que as 16 zonas onde serão instaladas câmaras de videovigilância estão "identificadas como mais vulneráveis", pelo que é necessário dotá-las "de sistema de videoproteção, com capacidades preventivas, de rápido diagnóstico e de acompanhamento remoto, complementando desta forma o serviço prestado pela presença física das forças da autoridade".

"O objetivo é permitir reforçar a segurança de pessoas e bens [públicos e privados], auxiliar as forças da autoridade a cumprir o seu papel de proteger e garantir a lei, apoiando primeiramente a prevenção, mas também a rápida resposta em caso de prática de crimes", indica o vereador da Segurança.

Segundo a Câmara de Lisboa, agora presidida pelo social-democrata Carlos Moedas, "o sistema é operado e monitorizado, em permanência, pela PSP".

Numa publicação na rede social Facebook, a Junta de Freguesia da Misericórdia, onde se localiza o Miradouro de Santa Catarina assinala a instalação do sistema de videoproteção nesta zona, recordando que tal acontece "depois de vários anos de insistência da junta".

"Já estão finalmente colocadas as sete câmaras de videovigilância na zona de Santa Catarina", enaltece a Junta de Freguesia da Misericórdia, presidida por Carla Madeira (PS).

Leia Também: Freguesia de Lisboa "apreensiva" com filmagens para produção da Netflix

Recomendados para si

;
Campo obrigatório