Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Ferreira Diniz expulso da Ordem após condenação no caso Casa Pia

Médico já tinha sido expulso em 2015. Durante estes anos apresentou múltiplos recursos que lhe permitiram continuar a exercer.

Ferreira Diniz expulso da Ordem após condenação no caso Casa Pia

A Ordem dos Médicos expulsou João Ferreira Diniz com efeitos a partir desta sexta-feira, dia 18 de fevereiro, no âmbito de um processo disciplinar que começou há quase oito anos e que chegou ao Tribunal Constitucional.

No edital da Ordem dos Médicos torna-se assim público que o médico foi punido com a sanção disciplinar de expulsão por um acórdão proferido a 22 de fevereiro de 2018.

O mesmo documento diz que a sanção resulta de uma deliberação do Conselho Superior de 22 de dezembro de 2021. O médico está "proibido definitivamente de praticar qualquer ato profissional médico" desde hoje.

O Conselho Superior da Ordem dos Médicos já havia tomado esta decisão em 2015, tendo Ferreira Diniz apresentado múltiplos recursos, todos com decisão desfavorável, que esgotaram agora. 

Ao longo dos últimos sete anos, Ferreira Diniz pôde continuar a exercer graças a estes recursos. A partir de hoje deixa de ser médico definitivamente.

Recorde-se que o clínico foi detido em 2013 pela Polícia Judiciária para cumprir a pena de prisão a que foi condenado, sete anos, e que tinha como base três crimes de abusos sexual de crianças dependente e posse de pornografia infantil.

João Ferreira Diniz foi o único dos arguidos que invocou a prescrição dos crimes no caso Casa Pia.

Leia Também: Ferreira Diniz pediu prescrição de crimes no processo Casa Pia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório