Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Hospitais do Médio Tejo retomam visitas. Ter a 3.ª dose dispensa teste

Visitas tinham sido suspensas a 12 de janeiro por causa do aumento de casos, motivado pela variante Ómicron.

Hospitais do Médio Tejo retomam visitas. Ter a 3.ª dose dispensa teste
Notícias ao Minuto

10:25 - 18/02/22 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

As três unidades hospitalares do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) – Abrantes, Tomar e Torres Novas – vão retomar, a partir deste sábado, 19 de fevereiro, as visitas hospitalares, foi hoje anunciado.

Tal como ontem já tinha sido avançado pelo Governo, a apresentação de teste negativo à Covid-19 mantém-se, a menos, explica o hospital, que o visitante já tenha o comprovativo de que foi inoculado com a dose de reforço de uma vacina.

"Os visitantes deverão apresentar à entrada o comprovativo de vacinação há pelo menos 14 dias, com dose de reforço de uma vacina contra a covid-19; ou resultado negativo de um Teste de Antigénio, realizado até 24 horas antes; ou de um teste PCR, realizado até 72 horas antes da visita. É ainda admitido, para efeitos de visita a doentes internados aos cuidados das unidades do CHMT, o certificado digital de recuperação", pode ler-se no comunicado.

O Centro Hospitalar justifica a decisão de retomar as visitas com a "evolução epidemiológica favorável do país e dos concelhos servidos pelo CHMT".

As visitas tinham sido suspensas a 12 de janeiro "para salvaguarda da segurança das pessoas doentes internadas e, também, dos profissionais de saúde da instituição".

As visitas aos serviços de internamento passarão a ser realizadas diariamente entre as 15h00 e as 18h00, restringindo-se a uma visita por doente, com a duração máxima de 30 minutos.

Já as visitas em áreas dedicadas à covid-19 devem ocorrer preferencialmente via contacto telefónico ou videochamada, "sendo disponibilizados para esse efeito equipamentos eletrónicos pela instituição, estando previstas exceções, nomeadamente numa fase terminal de vida da pessoa doente internada", indica o comunicado.

Leia Também: Teste para visitas a lares e hospitais e máscaras no interior mantêm-se

Recomendados para si

;
Campo obrigatório