Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Estado do mar vai agravar-se. Estes são os conselhos à população

Depois de o IPMA emitir uma série de avisos para a agitação marítima que vai afetar a costa do continente entre amanhã e domingo, também a Autoridade Marítima Nacional e Marinha deixam um alerta.

Estado do mar vai agravar-se. Estes são os conselhos à população
Notícias ao Minuto

17:56 - 17/02/22 por Notícias ao Minuto

País Agitação marítima

A Autoridade Marítima Nacional e Marinha alertaram hoje para o agravamento da agitação marítima em Portugal Continental a partir desta sexta-feira, depois de o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já ter também emitido vários avisos.

De acordo com uma nota da Marinha, a previsão aponta para um "agravamento da agitação marítima na costa Oeste de Portugal Continental, a partir das 12h00 de sexta-feira, 18 de fevereiro, até à madrugada de domingo, 20 de fevereiro".

As ondas, provenientes do Noroeste, podem variar entre os 4 e os 10 metros.

"São esperados ventos com intensidade média até 35 km/h, podendo ocorrer rajadas até 75 km/h, provenientes do quadrante Norte", indica a mesma nota.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, nomeadamente:

  • Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
  • Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas, praias, etc, evitando ser surpreendido por uma onda;
  • Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

Recorde-se que o IPMA já emitiu um aviso amarelo para toda a costa a norte do Tejo a partir das 15h00 de sexta-feira. Este aviso passa a laranja a partir das 0h00 de sábado.

Nos distritos de Setúbal e Beja haverá também aviso laranja, mas apenas a partir das 9h00 de sábado.

Leia Também: Dez distritos sob aviso laranja no sábado devido à agitação marítima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório