Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Condenados cinco arguidos por furto qualificado em Braga

As penas de prisão serão, no entanto, distintas.

Condenados cinco arguidos por furto qualificado em Braga
Notícias ao Minuto

10:43 - 17/02/22 por Notícias ao Minuto

País Furto

O Tribunal Judicial da Comarca de Braga condenou cinco arguidos por furto qualificado, um com pena efetiva de sete anos de prisão, os outros em penas de prisão suspensa, que variaram entre 3 a 4 anos e 6 meses. 

O Ministério Público avança que “o tribunal considerou provado que de 2004 a 2012, em Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Guimarães, os arguidos procederam a desvios de gás natural utilizando-o sem pagar a respetiva contrapartida”.

Para além deste crime, os condenados manipularam as válvulas existentes na rede de tubagem, ou utilizando "pipe spool" para fazer “ligações piratas” ou recorreram a “mecanismos magnéticos para impedir o registo das contagens”.

Com este gás, os arguidos cogeravam energia elétrica que vendiam ao Sistema Elétrico Português e energia sob a forma de calor que vendiam a empresas industriais. O tribunal aponta um prejuízo para as empresas distribuidoras de gás de 5.533.141 euros.

Os arguidos tinham sido condenados anteriormente, nos mesmos termos, por acórdão do Tribunal Judicial da Comarca de Braga em Julho de 2018. Contudo, “conhecendo de recurso interposto por arguido”, o Tribunal da Relação de Guimarães determinou a invalidade parcial da tramitação e a descida do processo à primeira instância para repetição de atos.  

Leia Também: Furtos de catalisadores? GNR explica como os pode tentar evitar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório