Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Beira Baixa investe 145 mil euros para eliminar ninhos da vespa asiática

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) lançou hoje um concurso público, no valor de 145 mil euros, para aquisição de serviços para eliminação de ninhos de vespa velutina nos seis concelhos que a integram.

Beira Baixa investe 145 mil euros para eliminar ninhos da vespa asiática
Notícias ao Minuto

11:37 - 14/02/22 por Carlos Castela

País Comunidade

"O lançamento a concurso para prestação de serviços para eliminação da vespa [publicado em Diário da República] é de facto um esforço que a CIMBB faz relativamente também aos apoios que são disponibilizados através dos fundos comunitários e do Orçamento do Estado, essencialmente para tentar mitigar o efeito do alargamento da praga", afirmou à agência Lusa o presidente da CIMBB, João Lobo.

O lançamento do concurso público para a aquisição de serviços para a eliminação de ninhos da vespa velutina foi publicado hoje em Diário da República e tem um valor base de 145 mil euros.

O prazo inicial de execução do contrato é de 450 dias e a verba disponibilizada tem origem numa candidatura que a CIMBB fez ao Fundo Ambiental.

"Os concelhos mais afetados dentro da comunidade são Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Idanha-a-Nova e Penamacor já têm a presença da vespa, mas ainda com poucos ninhos", sublinhou.

O presidente da CIMBB realçou ainda que o esforço para combater a presença da vespa asiática tem que ser articulado, sobretudo com os apicultores.

"Têm-se feito ações de formação no sentido de perceber as formas de a combater [vespa velutina] e perceber o comportamento da espécie no sentido de tentar diminuir e mitigar os seus efeitos. Estamos a falar de uma praga. A situação já é preocupante", sustentou.

João Lobo referiu que este é um momento importante para tentar condicionar a expansão da vespa asiática, visto que elas estão ainda hibernadas.

"Esta prestação de serviços [aquisição em concurso público] tem a ver com a capacidade de intervenção", concluiu.

A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Leia Também: Guimarães registou 1.447 ninhos de vespa asiática em 2021

Recomendados para si

;
Campo obrigatório