Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Processo vai fazer história no país". Defesa admite contestar preventiva

Defesa do jovem, suspeito de preparar um atentado terrorista na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, disse estar a aguardar "o envio de alguns documentos" que podem ajudar a reverter a decisão.

"Processo vai fazer história no país". Defesa admite contestar preventiva
Notícias ao Minuto

15:22 - 11/02/22 por Tomásia Sousa com Lusa

País Atentado

O advogado do jovem de 18 anos suspeito de preparar um atentado terrorista na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa defendeu hoje, à saída do Campus de Justiça, que "este processo vai fazer história no país" e admitiu contestar a medida de coação aplicada, a prisão preventiva.

"Acho que este processo vai fazer história no país. É o primeiro e espero que seja o último", afirmou Jorge Pracana, acrescentando: "Se será terrorismo? Não sei, há que apreciar."

Sobre o facto de o estudante do primeiro ano de Engenharia Informática ter ficado em silêncio, na sessão desta manhã, a defesa considerou ter sido uma "decisão plausível face aos factos em discussão".

Jorge Pracana admitiu também que vai contestar a prisão preventiva decretada ao jovem, estando apenas a aguardar "o envio de alguns documentos" que podem ajudar a reverter a decisão. "É uma medida de coação ajustada e que pode ser revista e deverá ser, porque vou requerer nesse sentido", assumiu.

De acordo com fonte oficial do tribunal, cita a Lusa, o arguido ficou indiciado pelos crimes de terrorismo e detenção de arma proibida, com a juíza de instrução a decidir pela medida de privação da liberdade devido a "fortes indícios de existir a continuação da atividade criminosa e da perturbação da tranquilidade pública".

Sobre a indiciação por terrorismo, o advogado defendeu que essa "é uma avaliação que terá de ser feita com calma" mas, quanto à justificação que sustenta a prisão preventiva, Pracana apontou o dedo à comunicação social e defendeu que a "'tranquilidade pública’ é um conceito muito abstrato".

O estudante, de 18 anos, foi ontem detido pela Polícia Judiciária, que diz ter impedido assim uma "ação terrorista" e ter apreendido várias armas proibidas.

Em comunicado com o título "Impedida ação terrorista", a PJ diz que a investigação que levou à detenção foi desencadeada "por suspeitas de atentado dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa".

Através da Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT), a PJ encetou hoje a operação, cumprindo mandados de busca domiciliária. "Face à gravidade das suspeitas, foi atribuída a máxima prioridade à investigação, a qual permitiria, no dia hoje, às primeiras horas do dia, interromper a atividade criminosa em curso", detalha.

Segundo a PJ, foram apreendidos "vastos elementos de prova, que confirmariam as suspeitas iniciais". Além de armas proibidas foram apreendidos outros artigos, "suscetíveis de serem usados na prática de crimes violentos" e vasta documentação, "além um plano escrito com os detalhes da ação criminal a desencadear".

Leia Também: Prisão preventiva para jovem suspeito de preparar atentado em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório