Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Mais sobreiros ameaçados... por resort de luxo

A proposta final de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) para Benavente tem já três meses, mas ainda não teve resposta. Segundo o Jornal de Notícias (JN), estão previstas duas Áreas de Vocação Turística que ocuparão cerca de 20 mil hectares da Companhia das Lezírias. O Governo ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas o autarca de Benavente, Carlos Coutinho, rejeita que a proposta abra alas à privatização daquela que é a maior empresa agrícola nacional.

Mais sobreiros ameaçados... por resort de luxo
Notícias ao Minuto

08:37 - 24/03/14 por Notícias Ao Minuto

País Benavente

A criação de resorts de luxo coloca em causa os sobreiros de Benavente. Em causa, conta o Jornal de Notícias (JN), está proposta final de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) para a região, que prevê a criação de duas Áreas de Vocação Turística e um Espaço Afeto a Atividades Turísticas que ocuparão cerca de 20 mil hectares da Companhia das Lezírias.

Os presidentes da Companhia das Lezírias, António Saraiva, e da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho, defendem que a proposta não abrirá portas à privatização daquela que é a maior empresa agrícola nacional, contudo, esta eminente ameaça já levou a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo a defender a manutenção da Companhia na tutela do Estado.

Se a proposta for aprovada, lê-se no jornal, algum tipo de alienação terá que ser discutida mas embora a criação de resorts sejam um desejo antigo dos grupos empresariais, o autarca de Benavente minimiza os efeitos da proposta PDM, afirmando que se trata de “turismo de natureza” e “nada de construção”.

O Governo não quis responder às questões enviadas pelo Jornal de Notícias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório