Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Reabertura de espaço aéreo da Venezuela é "boa notícia" para a Madeira

A reabertura do espaço aéreo para voos de passageiros entre a Venezuela e Portugal é uma "boa notícia" para a Madeira, indicou hoje o diretor regional das Comunidades, Rui Abreu, sublinhando a importância da ligação Caracas-Lisboa para os emigrantes.

Reabertura de espaço aéreo da Venezuela é "boa notícia" para a Madeira
Notícias ao Minuto

14:31 - 09/02/22 por Lusa

País Governo Regional

"Passados dois anos [após o encerramento do espaço aéreo], são permitidos pelo Governo venezuelano esses voos entre Portugal e Venezuela, que vêm facilitar a mobilidade entre os cidadãos dos dois países", refere o governante madeirense, em comunicado.

A Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa explica que a decisão do Governo da Venezuela foi anunciada na terça-feira, em comunicado emitido pelo Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) daquele país.

Portugal passa a integrar a lista de países autorizados a efetuar as operações aerocomerciais de passageiros com a República Bolivariana da Venezuela, juntamente com México, Panamá, República Dominicana, Rússia, Turquia e Espanha.

"É uma boa notícia para os nossos emigrantes, que tinham de fazer rotas por países terceiros até chegar a Caracas", refere Rui Abreu.

Numa primeira fase, em 17 fevereiro de 2020, os voos operados pela TAP entre Portugal e a Venezuela foram restringidos por 90 dias "por questões de segurança", após acusações de transporte de explosivos num voo oriundo de Lisboa.

Segundo as autoridades venezuelanas, a TAP violou normas de segurança internacionais nesse voo entre Lisboa e Caracas, permitindo explosivos, e também ocultou a identidade do autoproclamado Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, na lista de passageiros.

As restrições foram depois mantidas devido à pandemia da covid-19 no país.

"Numa segunda fase, o Governo de Nicolás Maduro decidiu permitir voos para países como o México, Panamá, República Dominicana, Rússia e Turquia", recorda Rui Abreu, referindo que a rota da Turquia era a mais utilizada pelos madeirenses para viajar entre a Venezuela e Portugal.

Entretanto, em 24 de janeiro de 2022 a Espanha foi incluída na lista de países autorizados a operar voos de passageiros.

"Era expectável que, após a Venezuela autorizar voos de passageiros para Espanha, Portugal também recebesse autorização, atendendo à dimensão da comunidade portuguesa naquele país sul-americano e aos laços históricos que unem os dois países", refere Rui Abreu.

O diretor regional sublinha, no entanto, que se trata ainda de uma "autorização excecional", pois continuam as restrições aos restantes voos comerciais.

Leia Também: Salário mínimo na Madeira aumentou 207 euros desde 2015

Recomendados para si

;
Campo obrigatório