Procurar

Relação do Porto mantém condenação de homem por tráfico de pessoas

Arguido explorou dois homens com "dificuldades mentais derivadas de défice cognitivo, perceptíveis a qualquer pessoa". Durante 13 anos, usou-os como mão-de-obra em troca de 25 euros semanais e tabaco.

Relação do Porto mantém condenação de homem por tráfico de pessoas

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
09/02/2022 11:19 ‧ há 3 anos por Notícias ao Minuto

País

Aveiro

O Tribunal da Relação do Porto manteve uma condenação de quatro anos e seis meses de prisão para um indivíduo acusado de dois crimes de tráfico de pessoas. Numa nota, publicada no site da Procuradoria-Geral Regional do Porto, é referido que o tribunal “manteve na íntegra o acórdão do Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro (Santa Maria da Feira, juízo central criminal), de 26.03.2021”.

A nota acrescenta que “ficou provado no processo que o arguido condenado levou para residir consigo, em Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, dois homens com dificuldades mentais derivadas de défice cognitivo, perceptíveis a qualquer pessoa”. Durante 13 anos, entre 2000 e 2013, usou-os como mão-de-obra para fazer roços em obras de construção civil em troca de 25 euros por semana e dois maços de tabaco. O homem adquiria o restante valor pago pelos donos das obras a quem prestava o serviço, “que usou em parte para pagar as despesas que suportava com os ofendidos”.

Ficou ainda provado que o arguido, “pretendendo eximir-se ao pagamento de impostos e contribuições sobre o que auferia”, inscreveu as vítimas na Segurança Social e coletou-as junto da Administração Tributária, “como se fossem eles os prestadores dos serviços, a título de trabalhadores independentes ou de entidades empregadora”, além de registar em nome dos ofendidos vários veículos para os subtrair a penhoras.

Leia Também: Mulher condenada no Porto a 18 anos de prisão por matar a ex-esposa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10