Meteorologia

  • 14 AGOSTO 2022
Tempo
27º
MIN 17º MÁX 27º

PJ pede colaboração internacional para investigação de ataque à Vodafone

Em comunicado, a Polícia Judiciária divulgou que irá recorrer a "cooperação policial internacional, no intuito de recolher mais e melhor informação".

PJ pede colaboração internacional para investigação de ataque à Vodafone

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, esta terça-feira, que iniciou uma investigação criminal para apurar a autoria do ataque informático de que a Vodafone foi alvo, bem como os seus efeitos colaterais.

Em comunicado enviado às redações, as autoridades explicaram que “a dimensão global do ciberespaço tem potenciado o aumento deste tipo de ataques que, em regra, assumem uma dimensão internacional”, o que levou a PJ ao "contacto com as suas congéneres, em sede de cooperação policial internacional, no intuito de recolher mais e melhor informação".

As dificuldades da operadora na prestação de serviços mantêm-se, provocando constrangimentos tanto no setor público como no privado. A PJ informou que "estas dificuldades estão unicamente relacionadas com esta situação concreta da operadora de telecomunicações" e, como tal, "está a envidar esforços na recolha de indícios e indicadores de compromisso que permitam avaliar e conhecer a origem, a extensão e motivação do ato criminoso".

O documento refere que ainda hoje serão prestados mais esclarecimentos.

A Vodafone também partilhou o ponto de situação, relatando que o serviço será reposto, contudo terá ainda "algumas limitações", estando neste momento condicionado a zonas restritas do país.

Leia Também: Vodafone é a mais recente vítima em 6 anos onde saúde também foi alvo

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório