Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Líderes da União Africana condenam recente "onda" de golpes de Estado

Os líderes africanos reunidos na cimeira da União Africana (UA) condenaram hoje "inequivocamente" a recente "onda" de golpes de Estado no continente, segundo o comissário pan-africano para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança da organização.

Líderes da União Africana condenam recente "onda" de golpes de Estado
Notícias ao Minuto

12:34 - 06/02/22 por Lusa

País União Africana

"Todos os líderes africanos na assembleia condenaram inequivocamente o padrão, o ressurgimento, o ciclo, a onda de mudanças inconstitucionais de governo", disse Bankole Adeoye durante uma conferência de imprensa, no âmbito da cimeira da UA, que decorre este fim de semana na capital etíope, Adis Abeba.

A UA "não tolerará qualquer tipo de golpe militar", acrescentou, recordando que os países que enfrentaram golpes foram suspensos pelo Conselho de Paz e Segurança da UA.

"Façam a vossa investigação, em nenhum momento da história da União Africana tivemos, num ano civil, em 12 meses, quatro países suspensos: Mali, Guiné, Sudão e Burkina Faso".

Referindo-se ao caso da África Ocidental, disse que "o Sahel não deve voltar a ser um 'foco' de mudanças inconstitucionais de governo, descritas como um 'flagelo'".

No seu discurso de abertura na cimeira de sábado, o presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, referiu-se à "onda desastrosa" de golpes de Estado e salientou as "ligações causais conhecidas" com o desenvolvimento do terrorismo.

Leia Também: União Africana. Presidente defende parcerias em cinco áreas prioritárias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório