Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PAN diz que maiorias absolutas podem ser "prejudiciais para a democracia"

PAN foi o segundo partido a reunir esta terça-feira com Marcelo.

PAN diz que maiorias absolutas podem ser "prejudiciais para a democracia"
Notícias ao Minuto

16:55 - 01/02/22 por Marta Amorim com Lusa

Política PAN

O PAN é o segundo partido a  ser ouvido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito das audiências do chefe de Estado com os partidos que conseguiram representação parlamentar nas legislativas de domingo, tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro.

Bebiana Cunha falou aos jornalistas após a sessão e diz que manifestou preocupação que a maiorias absolutas sejam "prejudiciais para a democracia”. 

“Esperamos que aquele que venha a ser o Governo formado, seja um Governo que esteja disponível para o diálogo e debate democrático”, recordando que na última legislatura o PAN esteve em negociações com o governo.  

Alertou ainda para os compromissos já obtidos com a proteção animal, crise climática, condições das habitações, e pediu ao executivo para honrar as propostas negociadas com o partido no âmbito do Orçamento do Estado para 2022.

O PAN absteve-se na votação do documento e questionada sobre se o partido voltaria a fazê-lo, a dirigente do PAN disse que para isso acontecer as propostas negociadas têm de estar vertidas no documento que vai ser apresentado.

A porta-voz do partido disse ainda que não é por falta de propostas do PAN que Portugal não tem “um plano nacional da água adaptado às alterações climáticas", num dia em que a seca é notícia no nosso país. Também o sistema eleitoral foi um tema na sessão com Marcelo, dizendo o PAN ter sido prejudicado pelo mesmo. 

"Houve quase 700.000 votos que, apesar de contribuírem para as subvenções dos partidos (ou de poderem contribuir, caso os partidos tenham obtido mais de 50.000 votos), não se traduzem em mandatos parlamentares", sustentou, acrescentando que em percentagem o PAN "foi prejudicado em 70% dos votos". Se houvesse um círculo único, completou, o PAN teria "três deputados".

"Isto traduziria melhor aquela que é a vontade dos portugueses", advogou. A porta-voz e deputada única eleita do PAN, Inês de Sousa Real, está em isolamento porque esteve com uma pessoa infetada e, por isso, não participou na audiência com o Presidente da República.

Com 99,13% dos resultados apurados, o PAN obteve 82.250 votos (1,53%), menos 84.608 votos do que em 2019 e perdeu dois dos três deputados que tinha.

Leia Também: Marcelo ouve partidos. "O Livre não falará só com o PS"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório