Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Assim está Matilde, a bebé que os portugueses ajudaram a salvar

A menina que os portugueses ajudaram a salvar já tem quase três anos.

Notícias ao Minuto

22:30 - 31/01/22 por Notícias ao Minuto

País Bebé Matilde

A bebé Matilde, conhecida de todos os portugueses por sofrer de atrofia muscular espinhal tipo 1 e ter gerado uma onda de solidariedade memorável, tem "evoluído muito bem". "Já se aguenta 3 segundinhos em pé", disse a mãe da menina em entrevista à SIC

Matilde, que está prestes a completar três anos, tem a parte respiratória "estável". 

“Não tem tido nenhuma complicação. Tem evoluído muito bem. Já se aguenta 3 segundinhos em pé”, disse a mãe numa visita ao programa Casa Feliz, da SIC. 

Contudo, e apesar da parte cognitiva não estar afetada, Matilde tem défice da hormona de crescimento que está a condicionar o crescimento dos músculos e dos ossos, estando já a receber tratamento. A toma desta hormona é feita há três meses e a menina já cresceu cerca de três centímetros.

A mãe espera que a saúde de Matilde possa estabilizar um pouco mais para a poder colocar numa creche, para que possa socializar com outras crianças.

Matilde ficou conhecida dos portugueses quando os pais da menina se viram na necessidade de pedir ajuda, uma vez que a vida da bebé residia no "medicamento mais caro do mundo", o Zolgensma. A história moveu os portugueses que angariaram os  2,5 milhões de euros necessários para o medicamento. No entanto, o Estado decidiu que comparticiparia o Zolgensma, não só a Matilde como a outras crianças com a mesma doença e com critérios para seguir com aquela terapia. 

Leia Também: Iara Rodrigues apresenta a filha mais nova, a bebé Teresinha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório