Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Covid-19. Madeira tem novas regras para contactos de risco e positivos

Também os viajantes podem contar com o alívio das regras. Certificado de vacinação ganha ainda mais relevo.

Covid-19. Madeira tem novas regras para contactos de risco e positivos
Notícias ao Minuto

17:59 - 31/01/22 por Notícias ao Minuto

País Madeira

O Secretário da Saúde e Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, anunciou esta segunda-feira as novas regras relativamente à pandemia no arquipélago não só para residentes como também para visitantes. 

Começando pelos mais novos, anuncia Pedro Ramos que as "crianças independentemente da idade não fazem isolamento", mesmo que tenham estado com contatos de risco. "Se testarem positivo fazem isolamento de cinco dias e têm alta sem necessidade de teste", acrescenta o Secretário da Saúde e Proteção Civil. Relativamente aos adultos que testem positivo, o procedimento é semelhante com isolamento de cinco dias e alta sem necessidade de teste. 

Quanto aos contatos de risco, o procedimento difere consoante a vacinação. Os que têm a vacinação completa com as três doses não fazem isolamento se tiverem estado em contacto com um positivo, nem fazem teste ao 5.º dia. Quanto aos que têm a vacinação incompleta, não fazem isolamento mas fazem teste ao 5.º dia. 

"Nas áreas sensíveis da educação, social, lares e saúde em caso de vacinação completa com reforço não precisam de isolamento se contacto para profissionais, residentes ou visitas", indica ainda Pedro Ramos. Se testar positivo "fazem isolamento e têm alta sem teste". 

Quanto aos viajantes, estes necessitam dos seguintes documentos para entrarem: certificado de vacinação completo com as 3 doses ou certificado de vacinação incompleto e de recuperação até 180 dias ou certificado de vacinação com uma dose e recuperação até 180 dias ou certificado de recuperação até 180 dias. 

"A mesma situação aplica-se aos portos e marinas", conclui Pedro Ramos. 

Leia Também: Madeira termina com testagem massiva e desativa centros nos aeroportos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório