Meteorologia

  • 16 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

D. José Ornelas é o novo bispo de Leiria-Fátima

Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa sucede ao cardeal António Marto. Assumirá funções no dia 13 de março.

D. José Ornelas é o novo bispo de Leiria-Fátima

O atual bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, foi nomeado, esta sexta-feira, pelo Papa Francisco como o novo bispo da diocese de Leiria-Fátima. Assumirá o novo cargo no dia 13 de março, continuando até essa data nas funções de administrador diocesano em Setúbal.

D. José Ornelas sucede assim ao cardeal António Marto, que renuncia ao seu mandato à frente da diocese de Leiria-Fátima, depois de algumas complicações de saúde que o obrigaram a ser internado em 2020, além de uma polémica em torno das contas do Santuário de Fátima.

O cardeal António Marto justificou a decisão com o "limite das forças físicas e anímicas" para desempenhar esta missão, conforme se pode ler no site da agência Ecclesia.

“Quero agradecer, profundamente reconhecido, a compreensão tão paternal, tão amiga e afetuosa do Papa Francisco, manifestada pessoalmente, quando lhe apresentei o meu pedido”, disse D. António Marto.

Além de até agora ter sido bispo de Setúbal, D. José Ornelas é presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) desde 2020 e é, segundo o 7Margens, órgão especialista na cobertura da Igreja Católica Portuguesa, muito concordante com as políticas do Papa Francisco, nomeadamente relativamente às questões dos abusos sexuais nos membros do clero.

A nomeação de D. José Ornelas já estava prevista há vários meses. Agora, a Igreja Portuguesa fica com três dioceses a precisar de nomear novo bispo: Angra, Bragança e Setúbal.

Leia Também: Santuário de Fátima assinala 2021 como "o ano do regresso tímido"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório