Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º

Secretário da Saúde dos Açores admite "semanas intensas" de casos

O secretário regional da Saúde dos Açores admitiu hoje um aumento de casos de infeção por SARS-CoV-2 nas próximas semanas sem avançar com uma previsão para um pico de casos e apelou à tranquilidade da população.

Secretário da Saúde dos Açores admite "semanas intensas" de casos
Notícias ao Minuto

20:46 - 27/01/22 por Lusa

País Covid-19

"Ao longo destas últimas duas semanas, ouvimos já várias previsões sobre o pico. Até agora, não vi nenhuma que acertasse. Por isso, não vou fazer essas projeções. Estamos a perceber é que temos mais umas semanas intensas de casos positivos. Isto é inequívoco. Temos de saber lidar com isso", afirmou o titular da pasta da Saúde nos Açores, Clélio Meneses, em declarações aos jornalistas, em Angra do Heroísmo, à margem de uma visita a um posto de testagem.

Os Açores bateram hoje um novo recorde de casos diários de infeção por SARS-CoV-2 (1.997 casos), que provoca a covid-19, atingindo também o número mais elevado de casos ativos desde o início da pandemia (10.434).

O secretário regional da Saúde e Desporto considerou que a região está a viver "um momento expectável da pandemia", à semelhança do resto do mundo, em que há "um aumento exponencial de casos".

"Há quem não queira que a pandemia acabe e há quem pense que já acabou. Nem uma coisa, nem outra. Continua a haver pandemia, mas tem de ser vista aos olhos da realidade destes dias", salientou.

Segundo Clélio Meneses, é preciso passar uma "mensagem de tranquilidade" à população e reservar os recursos de saúde para os casos que deles necessitem.

"Uma pessoa que está em sua casa, sem sintomas, apenas porque está a acompanhar um caso positivo - um filho ou um coabitante -, não é necessário que fique com grande perturbação emocional, nem grande preocupação, porque não recebe um telefonema [dos serviços de saúde]. Passados cinco dias [relativos ao período de isolamento], segue a sua vida", apontou.

O boletim diário da Autoridade de Saúde Regional de hoje dá conta de 1.997 novos casos de infeção e de 5.179 análises realizadas.

Questionado sobre a taxa de positividade da região, o titular da pasta da Saúde disse que não estão contabilizados no boletim os testes rápidos realizados nas 26 entidades que têm convenção com o executivo açoriano.

"Há dias em que são realizados mais testes do que outros. Certamente, são feitos mais dois ou três mil testes do que aqueles que são identificados como realizados, o que quer dizer que a taxa de positividade não é aquela que decorre da mera conta aritmética do número de casos com o número de testes que estão nos comunicados", alertou.

O secretário regional adiantou que, "a partir da próxima semana", esses testes deverão ser registados na plataforma regional.

Os Açores têm hoje 55 doentes com covid-19 internados nos três hospitais da região, incluindo sete em cuidados intensivos, mas o governante sublinhou que podiam ser 640, se houvesse a mesma "proporção de internamentos por caso" registada há um ano.

"Se temos em cerca de 10.000 casos, cerca de 50 internados, cerca de cinco pessoas em cuidados intensivos, que representa 0,07%, é importante perceber que os recursos devem estar dirigidos para aqueles que efetivamente precisam", observou.

"Não podemos estar a ocupar recursos de saúde, recursos públicos, para 99,9% de casos que não exigem qualquer cuidado de saúde público. Temos de orientar as decisões políticas para esta realidade", frisou.

Desde o início da pandemia foram detetados no arquipélago 30.713 casos de infeção e 55 óbitos.

Leia Também: Apreendidos 261 quilos de pescado e lapas nos Açores

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório