Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Açores têm 26 entidades com convenção para testes rápidos gratuitos

O número de entidades com convenção nos Açores para a realização de testes gratuitos de despiste do SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, aumentou para 26, anunciou hoje o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses.

Açores têm 26 entidades com convenção para testes rápidos gratuitos
Notícias ao Minuto

19:26 - 27/01/22 por Lusa

País Covid-19

"Estamos perante o 26.º posto de testagem gratuita nos Açores. É um sinal de que as várias entidades começaram a aderir, depois de muita sensibilização da nossa parte, para dar uma resposta mais próxima da população. Em Angra do Heroísmo, neste momento, temos quatro. Nos próximos dias, se calhar, teremos ainda mais entidades", avançou o governante, em declarações aos jornalistas em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, à margem de uma visita ao centro de testagem da Cruz Vermelha Portuguesa, que iniciou hoje atividade.

Até há pouco tempo, na ilha Terceira, só era possível realizar testes gratuitos na Praia da Vitória, mas a partir de agora existem seis entidades com convenção com o Governo Regional e quatro delas disponibilizam esse serviço nos dois concelhos da ilha.

Segundo a página de internet destinada à covid-19 nos Açores, existem ainda 13 entidades com convenção na ilha de São Miguel (oito em Ponta Delgada, quatro na Ribeira Grande e um no Nordeste), três no Pico (um em cada concelho da ilha), três no Faial e um em Santa Maria.

O executivo açoriano comparticipa quatro testes rápidos antigénio por mês, um por semana.

Nas restantes ilhas, o serviço é assegurado "pelas unidades de saúde de ilha", mas Clélio Meneses sublinhou a disponibilidade do Governo Regional para celebrar convenções com farmácias, laboratórios, clínicas ou associações.

"Todas as entidades que o pretendam terão abertura do Serviço Regional de Saúde para colaborarem, porque é um tempo em que todos podem fazer com que seja menos penoso para cada um", frisou.

"Até ao final da próxima semana", o executivo açoriano conta também poder assinar convenções com laboratórios para a realização de testes PCR, por requisição.

"Qualquer pessoa que tenha uma requisição ou necessidade de fazer um teste PCR pode dirigir-se a uma dessas entidades convencionadas", explicou.

A requisição poderá ser obtida através da plataforma digital da região para assuntos relacionados com a covid-19, acrescentou.

Na sede da Cruz Vermelha Portuguesa, em Angra do Heroísmo, é possível realizar testes nos dias de semana, entre as 10:00 e as 12:30 e entre as 14:00 e as 17:00, preferencialmente por agendamento numa página de internet criada para o efeito ou através da linha nacional (1415).

No primeiro dia, a entidade registou mais de 50 agendamentos, mas o coordenador regional de emergência da Cruz Vermelha Portuguesa, Armando Almeida, garantiu que há capacidade para aumentar esse número.

"Temos uma capacidade de testagem que pode ser largamente ampliada, quer em horário, quer em número de testes diários e temos capacidade de fazer operações específicas em massa, em grande quantidade", adiantou.

Para já, o posto de testagem conta com um enfermeiro e um administrativo em permanência, mas o número pode ser multiplicado "em função das necessidades".

"A mensagem vai passando e vamos aumentar o número de agendamentos e responderemos com o número de profissionais necessários para conseguir dar resposta em tempo útil e evitar aglomerações", assegurou o responsável. 

A Cruz Vermelha já tinha colaborado na criação de um posto de testagem em massa no final de 2021, em Angra do Heroísmo, e voltou a fazê-lo agora, porque sentiu que havia essa necessidade, explicou Armando Almeida.

"A nossa estratégia foi aguardar que a necessidade fosse efetiva. Não temos da nossa parte nenhum tipo de interesse do ponto de vista comercial. O tempo foi o de esperarmos e analisarmos com tranquilidade efetivamente a necessidade", justificou.

Os Açores bateram hoje um novo recorde de casos diários de infeção por SARS-CoV-2 (1.997 casos), atingindo também o número mais elevado de casos ativos desde o início da pandemia.

O arquipélago regista agora 10.434 infeções ativas, das quais 7.548 em São Miguel, 2.047 na Terceira, 294 no Faial, 284 no Pico, 127 em São Jorge, 53 nas Flores, 38 na Graciosa e 43 em Santa Maria.

Estão internados 55 doentes com covid-19 nos três hospitais da região, incluindo sete em cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia foram detetados 30.713 casos de infeção nos Açores e 55 óbitos.

Leia Também: Açores com 1.997 novos casos atingem novo recorde diário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório