Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Escola da Diocese de Leiria promove disciplina sobre ambiente e ecologia

As questões ambientais, na linha do proposto na encíclica Laudato Si', são o mote da disciplina "Cuidar da Terra, cuidar dos outros", a ministrar pela Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), em Leiria, a partir de 08 de fevereiro.

Escola da Diocese de Leiria promove disciplina sobre ambiente e ecologia
Notícias ao Minuto

11:00 - 27/01/22 por Lusa

País Leiria

Segundo informação disponibilizada na página da Diocese de Leiria-Fátima na internet, "pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si'".

"A disciplina tem a designação de 'Cuidar da Terra, cuidar dos outros' e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, que congrega instituições, organizações, obras, movimentos da igreja católica e de outras igrejas cristãs, bem como pessoas a título individual que se propõem a contribuir para o aprofundamento e difusão dos temas relacionados com a ecologia integral", acrescentou a nota.

O Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) da Diocese de Leiria-Fátima, que organiza a EDRE, informou que a disciplina terá oito sessões, ao ritmo de duas por mês, prolongando-se até 17 de maio.

"Estamos todos despertos para a urgência na mudança de hábitos mais sustentáveis que contribuam para um cuidado pela terra que habitamos, não podendo nunca dissociar a questão ambiental da questão humana. A isto chamamos Ecologia Integral", acrescentou o CCFC, sublinhando a necessidade "de uma conversão ecológica que ganhe sentido numa espiritualidade também ela ecológica, numa relação Criação-Criador".

De acordo com o CCFC, um dos objetivos da disciplina é "explorar os desafios deixados pelo Papa e refletir sobre as questões por ele abordadas, que se dividirá em dois momentos: estudo e reflexão, e foco de conversão ecológica".

"O que está a acontecer à nossa casa", "A Raiz Humana da Crise Ecológica", "Uma Ecologia Integral", "Educação e Espiritualidade Ecológicas" e "Ecologia Integral, o que mudou em nós!" são alguns dos módulos previstos no programa da disciplina.

As aulas são ministradas nas instalações do Seminário Diocesano de Leiria.

Leia Também: Recebida queixa de abuso ocorrido há mais de 30 anos por padre no ativo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório