Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º

Apreendidos 112.600 cigarros em menos de 1 semana no aeroporto de Lisboa

Os serviços da Alfândega apreenderam 75 mil cigarros no aeroporto de Lisboa, anunciou hoje a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), sendo esta a segunda apreensão de tabaco em menos de uma semana, num total de 112.600 cigarros.

Apreendidos 112.600 cigarros em menos de 1 semana no aeroporto de Lisboa

Os 75 mil cigarros, de diversas marcas, estavam escondidos em várias malas de porão, procedentes de Guiné-Bissau, que, segundo indica a AT, eram transportadas individualmente por três passageiros, dois de nacionalidade portuguesa e um de nacionalidade guineense.

A apreensão, que só hoje foi divulgada, aconteceu no dia 21 de janeiro em resultado da seleção das operações efetuada com base "em métodos e técnicas de análise de risco desenvolvidas e implementadas pela AT, na luta contra a fraude, a evasão aduaneira e fiscal e os tráficos ilícitos".

Os cigarros apreendidos serão sujeitos a inutilização, "sob controlo aduaneiro", refere a AT, acentuando que esta ação permitiu não apenas evitar a perda de milhares de euros, em direitos aduaneiros, IVA e imposto sobre o tabaco, "como também se enquadra no combate à fraude pela defesa da saúde pública e da economia da União Europeia".

Na passada quinta-feira, a AT tinha já divulgado a apreensão de 37.600 cigarros provenientes de países do leste da Europa e com advertências em língua inglesa.

Os cigarros chegaram ao aeroporto de Lisboa em 17 de janeiro escondidos em malas de porão de um voo procedente da Letónia e com escala em Itália, "transportadas por dois passageiros de nacionalidade letã com destino a Londres -- Reino Unido".

Leia Também: Prisão preventiva para suspeito de agredir os pais em Alfândega da Fé

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório