Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

GNR desmantela rede de tráfico de estupefacientes. Há 21 detidos

Detenções foram feitas nos concelhos de Beja, Mértola, Portel e Viana do Alentejo e foram apreendidos 46 kg de haxixe (o equivalente a aproximadamente 92 mil doses de droga).

GNR desmantela rede de tráfico de estupefacientes. Há 21 detidos
Notícias ao Minuto

12:33 - 26/01/22 por Marta Ferreira

País Operação Imperfechtus

A Guarda Nacional Republicana (GNR) desmantelou esta madrugada uma rede de tráfico de estupefacientes e deteve 21 pessoas com idades entre os 19 e os 35 anos. 

As detenções foram feitas nos concelhos nos concelhos de Beja e Mértola, no distrito de Beja, e nos de Portel e Viana do Alentejo, no distrito de Évora, e foram apreendidas 92 mil doses de haxixe, que equivalem a cerca de 46 quilos de droga.

A operação denominada 'Operação Imperfechtus' foi desencadeada no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria desde dezembro de 2019, detalha comunicado da GNR. 

"Os suspeitos atuavam de forma organizada e hierarquizada, vendendo o produto estupefaciente a outros indivíduos que se dedicavam também ao tráfico, bem como a consumidores, provocando alarmismo e sentimento de insegurança perante a população", dá conta a nota da autoridade. 

Foi dado cumprimento a 35  mandados de busca, 16 buscas domiciliárias, uma num estabelecimento e 18 em carros. Segundo comunicado, 18 suspeitos foram detidos e a rede, que operava em várias localidades do concelho de Beja, Évora e Lisboa, desmantelada.  

Para além dos 18 detidos, a Guarda Nacional Republicana apanhou ainda em flagrante três homens por tráfico de estupefacientes, que se encontravam associados a esta investigação.

Em relação a estes 21 detidos, no total, seis têm antecedentes criminais por crimes da mesma natureza. Serão todos presentes ao Tribunal Judicial de Évora para aplicação das medidas de coação esta quinta-feira, dia 27 de janeiro. Destes, 18 são homens e três são mulheres, indicou à agência Lusa fonte do Comando Territorial de Évora da GNR.

Na operação, além da GNR, participaram a estrutura de Investigação Criminal (IC) do Comando Territorial de Évora e de Beja, o Destacamento de Intervenção (DI) de Évora e de Beja e dos Destacamentos Territoriais de Comando Territorial de Beja, num total de 64 militares. Também a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a 1.ª  e 2.ª Secções do DIAP de Évora colaboraram com a investigação.

Desta ação resultou a apreensão de 92 mil doses de haxixe, aproximadamente 46kg, um colete balístico, nove carros, uma botija de gás de óxido nitroso e duas armas de fogo. 

[Notícia atualizada às 12h42]

Leia Também: GNR recupera viaturas furtadas em Campo Maior. Há três arguidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório