Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Recebida queixa de abuso ocorrido há mais de 30 anos por padre no ativo

A Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa anunciou hoje que recebeu uma denúncia de abusos praticados há mais de 30 anos por um padre que está atualmente na diocese de Vila Real.

Recebida queixa de abuso ocorrido há mais de 30 anos por padre no ativo
Notícias ao Minuto

11:15 - 26/01/22 por Lusa

País Igreja

Em comunicado, a Comissão informa que o padre em causa "exerceu o seu ministério nesta diocese [Lisboa] e que está, atualmente, incardinado (transferido de diocese) na diocese de Vila Real, de onde é natural".

"A denúncia foi dada a conhecer ao bispo daquela diocese, que informou ter iniciado uma investigação prévia e feito a comunicação às autoridades judiciais competentes", acrescenta o documento.

No mesmo comunicado, a Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa, coordenada pelo bispo Américo Aguiar, assegura que "prossegue o seu trabalho, mantendo uma total disponibilidade para colaborar com as autoridades competentes e tendo sempre como prioridade o apuramento da verdade e o acompanhamento das vítimas".

Entretanto, numa nota informativa publicada na sua página na internet, a diocese de Vila Real confirma que "recebeu do coordenador da Comissão para a proteção de menores da Diocese de Lisboa a informação da existência de uma denúncia de eventuais abusos de menores ocorrido há alguns anos naquela diocese".

O caso envolverá um padre, atualmente com 65 anos, "ordenado em Lisboa em 1985 e incardinado na diocese de Vila Real em 2011", o qual já "foi informado desta denúncia e afastado de toda a atividade pastoral", adianta o comunicado.

"Em cumprimento das orientações em vigor, será iniciada uma investigação prévia e feita a comunicação às autoridades judiciais competentes", acrescenta a nota assinada pelo bispo António Augusto Azevedo.

Esta informação surge num momento em que, pelos últimos dados conhecidos, a Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais na Igreja Católica Portuguesa validou já mais de uma centena de testemunhos, que contêm "momentos de profunda dor e sofrimento", como revelou o seu coordenador, o pedopsiquiatra Pedro Strecht.

Entretanto, a CEP espera ter constituído antes da Assembleia Plenária de abril o grupo coordenador nacional das comissões diocesanas de proteção de menores e adultos vulneráveis.

A constituição deste grupo, que foi anunciado em outubro de 2021, é distinta da Comissão Independente liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht.

Este grupo coordenador, cuja constituição tem sido atrasada devido à situação pandémica, terá como objetivo definir critérios e procedimentos comuns às 21 comissões diocesanas, bem como prestar-lhes apoio, nomeadamente na gestão da informação, informou o secretário da CEP, padre Manuel Barbosa, no final da reunião do Conselho Permanente da Conferência de dezembro.

Quanto à constituição do grupo que fará a coordenação das 21 comissões diocesanas, Manuel Barbosa disse que já existem "alguns nomes" equacionados, mas "não está ainda nada definido".

Leia Também: Pedofilia. Justiça alemã analisa possível responsabilidade de 42 clérigos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório