Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Madeira atualiza tabelas de IRS na sequência da subida do salário mínimo

O despacho que atualiza as tabelas de retenção na fonte para vigorarem este ano na Madeira, em sede de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS), foi hoje publicado em Jornal Oficial.

Madeira atualiza tabelas de IRS na sequência da subida do salário mínimo
Notícias ao Minuto

18:35 - 25/01/22 por Lusa

País Madeira

Esta atualização é justificada pela subida da remuneração mensal mínima garantida (salário mínimo), que exige, "para efeitos de uma correta justiça fiscal e social, o ajustamento das tabelas de retenção na fonte de IRS para 2022, permitindo assim que um maior número de contribuintes fique dispensado ou veja reduzido o pagamento do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares", indica a Secretaria Regional das Finanças em comunicado.

"As tabelas agora aprovadas pelo Governo Regional da Madeira refletem, assim, os efeitos da subida da remuneração mínima mensal garantida para a Região Autónoma da Madeira em 2022, dando continuidade ao desagravamento fiscal, através da redução e do ajustamento das taxas gerais do imposto com influência nas taxas médias dos escalões de rendimentos, por força da progressividade do imposto", acrescenta.

Além disso, esta atualização pretende "salvaguardar os aumentos dos rendimentos líquidos de todos os pensionistas".

O despacho produz efeitos a 01 de janeiro, lê-se na nota, realçando que "nas situações em que o processamento dos rendimentos foi efetuado em data anterior à da entrada em vigor das novas tabelas de retenção na fonte de IRS e o pagamento ou a colocação à disposição venha a ocorrer já na sua vigência, no decurso do mês de janeiro, devem as entidades devedoras ou pagadoras proceder, até final do mês de fevereiro de 2022, aos acertos decorrentes da aplicação àqueles rendimentos das novas tabelas de 2022".

Leia Também: Madeira com mais uma morte e 1.196 novos casos

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório