Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Açores. Plataforma 'Apoio Covid' respondeu a 4.736 solicitações em 3 dias

A plataforma online 'Apoio Covid' disponibilizada pelo Governo dos Açores respondeu em cerca de três dias a 4.736 solicitações, nomeadamente comunicações de resultados de autotestes e emissão de declarações de isolamento, revelou hoje o executivo.

Açores. Plataforma 'Apoio Covid' respondeu a 4.736 solicitações em 3 dias
Notícias ao Minuto

19:18 - 24/01/22 por Lusa

País Covid-19

Numa nota de imprensa disponibilizada na página da Internet, o Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) esclarece que o número de atendimentos diz respeito ao período entre sexta-feira, altura em que o serviço "entrou em funcionamento" e as 15:00 de hoje.

"Foram submetidos 1.977 pedidos de declaração de isolamento profilático e comunicados 2.759 resultados de autotestes", acrescenta.

Citado no comunicado, o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, considera que a plataforma se tem vindo a revelar "um precioso auxiliar no contacto com a população, permitindo a agilização de procedimentos".

"Por outro lado, está a contribuir, como desejávamos, para libertar a linha de saúde para o atendimento das questões médicas, o que verdadeiramente importa", frisa.

As funcionalidades da Apoio Covid -- Serviços Online (azores.gov.pt) estão disponíveis para os casos positivos comunicados a partir do dia 01 de janeiro, inclusive, acrescenta a nota de imprensa do Governo.

O executivo apresentou na sexta-feira um serviço online que permite registar o resultado dos autotestes à covid-19 e solicitar a declaração de isolamento profilático, de forma a "facilitar a vida dos cidadãos e dos profissionais de saúde".

Clélio Meneses avançou na altura que a linha telefónica de apoio fica destinada apenas aos doentes com sintomas graves e "que efetivamente precisam de uma resposta de um profissional de saúde do outro lado da linha".

Para "todos os outros" doentes, foi criada "uma nova resposta", online, acrescentou.

"Não faz sentido alocar recursos para acompanhar doentes assintomáticos", justificou o governante.

Na plataforma, já online, as pessoas que testaram positivo à covid-19 podem solicitar uma declaração de isolamento profilático.

"Em desenvolvimento" está a opção de os "contactos próximos" dos casos positivos requererem a mesma declaração, sendo que, nessas situações, o pedido vai ter de ser "validado pela autoridade de saúde concelhia", adiantou Berto Cabral.

O serviço online permite registar o resultado do autoteste, uma possibilidade que vai "aliviar" o número de chamadas para a linha telefónica de apoio à covid-19.

A Linha de Saúde Açores (LSA) atendeu quase 10 mil chamadas nos primeiros 20 dias deste ano, o que representa um aumento médio de 300 chamadas diárias, revelou na sexta-feira a Proteção Civil regional.

De acordo com aquela entidade, o máximo de chamadas atendidas num só dia, desde o início de janeiro, foi de 783.

Os Açores registam hoje 986 novos casos de covid-19, totalizando 7.730 infeções ativas em oito das nove ilhas açorianas, revelou hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

De acordo com aquela entidade, o arquipélago tem 5.581 casos ativos em São Miguel, 1.360 na Terceira, 318 no Pico, 253 no Faial, 110 em São Jorge, 44 em Santa Maria, 39 nas Flores e 25 na Graciosa.

Leia Também: Professores nos Açores esperam que avance devolução de anos de serviço

Recomendados para si

;
Campo obrigatório