Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Vacina contra a gripe estende-se às pessoas com mais de 50 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) adianta que se trata de uma medida de caráter excecional, devido à situação epidemiológica do país e das temperaturas baixas que se fazem sentir.

Vacina contra a gripe estende-se às pessoas com mais de 50 anos
Notícias ao Minuto

18:55 - 22/01/22 por Daniela Filipe

País Gripe

A vacinação contra a gripe abrange, a partir de hoje, as pessoas com mais de 50 anos, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O alargamento, que já foi comunicado às Administrações Regionais de Saúde, tem efeito imediato, adianta a nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

O organismo justifica que a medida tem caráter excecional, devido ao contexto epidemiológico que se faz sentir em Portugal, "numa altura em que as temperaturas se mantêm baixas" e a maior parte da população vulnerável e prioritária já está vacinada.

Nesse sentido, quem tenha mais de 50 anos poderá, agora, recorrer à modalidade Casa Aberta, com senha digital, ou através do autoagendamento no portal do Serviço Nacional da Saúde (SNS) criado para o efeito.

"Os centros de saúde e as Unidades de Saúde Familiares terão ainda um reforço no stock de mais vacinas, de forma a poderem vacinar pessoas pertencentes a grupos de risco sem necessidade de prescrição médica", lê-se no comunicado.

Recorde-se que, em dezembro, a vacinação contra a gripe foi alargada às pessoas entre os 60 e os 64 anos, "grupo a quem já estava recomendada a vacinação, mas que tinha de adquirir a vacina na farmácia".

Desde o dia 1 de setembro de 2021, Portugal já administrou 2.535.727 vacinas contra a gripe, 484.826 das quais em farmácias. No último dia, mais 3.261 pessoas foram inoculadas.

[Notícia atualizada às 19h11]

Leia Também: Mais de 81 mil pessoas receberam a dose reforço nas últimas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório