Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

ASAE apreende cerca de 10 toneladas de produtos cárneos em fiscalização

Valor global da apreensão ascende aos 58 mil euros.

ASAE apreende cerca de 10 toneladas de produtos cárneos em fiscalização
Notícias ao Minuto

08:59 - 22/01/22 por Notícias ao Minuto

País ASAE

A  Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 10 toneladas de produtos alimentares no seguimento de  duas operações de fiscalização a entrepostos frigoríficos, localizados em Braga e em Mondim de Basto.

De acordo com comunicado enviado pela autoridade, as fiscalizações foram realizadas através de Brigada de Indústrias da Unidade Regional do Norte – Unidade Operacional de Mirandela. Na primeira, em Braga, foram apreendidos 1.780 kg de géneros alimentícios de origem animal.

Estes foram considerados "anormais avariados", por falta de requisitos e rastreabilidade. 880 kg destes produtos foram submetidos a perícia por "apresentarem notória formação de cristais de gelo na sua superfície, desidratação e descoloração, provocados pela exposição ao frio", descreve a autoridade que acrescenta que a generalidade destes produtos "tinha ultrapassado a data-limite de consumo".

"Verificou-se ainda que o operador económico procedia ao recondicionamento dos produtos sem licenciamento, com alteração das condições de conservação (passagem do estado “fresco/refrigerado” para estado “congelado”) com re-etiquetagem de diversos produtos alterando as datas de limite de consumo, situação que colocava em causa a rastreabilidade e condição dos produtos", detalha ainda a ASAE. 

No entreposto frigorífico de Mondim de Basto foram apreendidas cerca de 8 toneladas de produtos de origem animal com suspensão da atividade "por falta do número de controlo veterinário e falta de licenciamento".

Além destes produtos, foi também "apreendido diverso material de etiquetagem utilizado para rotular irregularmente os produtos", estimando-se um valor global da apreensão em 58 mil euros.

Leia Também: Inspetor da ASAE condenado por prevaricação e peculato no Porto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório