Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Saúde mental discutida por partidos na Ordem dos Psicólogos

Promover uma "maior consciência da importância dos psicólogos" foi um dos principais objetivos deste encontro.

Saúde mental discutida por partidos na Ordem dos Psicólogos
Notícias ao Minuto

13:17 - 21/01/22 por Notícias ao Minuto

País Saúde mental

O tema da saúde mental está cada vez mais na ordem do dia no contexto da sociedade portuguesa. Foi nesse sentido que a Ordem dos Psicólogos Portugueses decidiu promover, na quinta-feira, um debate sobre a temática que contou com a participação dos diferentes partidos com assento parlamentar. 

Em causa, está um debate que trouxe à discussão algumas das principais propostas que têm sido feitas pela Ordem aos partidos. A contratação de psicólogos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e para os centros de saúde e a "simplificação do processo de contratação" dos mesmos para o SNS foram alguns dos temas abordados, revela a Ordem dos Psicólogos num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

"Garantir a continuidade das intervenções dos psicólogos nas escolas", bem como "tornar obrigatória a existência de psicólogos nas respostas sociais vocacionadas para os cidadãos séniores" e nas "equipas de saúde ocupacional", para prestar apoio no âmbito das organizações, foram também outras temáticas abordadas durante o encontro. 

A Ordem dos Psicólogos refere ter fomentado este encontro com o objetivo de promover uma "maior consciência da importância dos psicólogos", numa altura em que identifica a literacia em saúde psicológica como "cada vez mais fundamental".

O debate "Contributos da Psicologia e dos Psicólogos para o futuro - Propostas OPP Eleições Legislativas 2022" contou com a participação de Paulo Marques (PS), Lina Lopes (PSD), Cecília Anacoreta Correia (CDS), Anabela Castro (PAN), Isabel Mendes Lopes (Livre), Moisés Ferreira (BE), Carlos Silva Santos (CDU) e Vítor Mendonça (Iniciativa Liberal). 

Leia Também: "Há um défice de propostas que os partidos fazem sobre saúde mental"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório