Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Inspetor da ASAE condenado por prevaricação e peculato no Porto

O Tribunal Judicial da Comarca do Porto considerou que o acusado realizou uma fiscalização indevida a uma empresa de condomínio com a qual tinha divergências.

Inspetor da ASAE condenado por prevaricação e peculato no Porto
Notícias ao Minuto

09:42 - 21/01/22 por Notícias ao Minuto

País Tribunais

Um inspetor da ASAE foi condenado a um ano e sete meses de pena de prisão suspensa, pela prática de um crime de prevaricação e de um crime de peculato de uso. Segundo a Procuradoria Geral Distrital do Porto, a condenação teve na base a "utilização indevida de poderes funcionais" por parte do acusado "em contexto de divergências".

O acórdão, publicado esta sexta-feira, revela que o Tribunal Judicial da Comarca do Porto considerou provado que o arguido, em novembro de 2016, realizou uma fiscalização indevida a uma empresa de condomínio, localizada no edifício onde era também condómino, com a qual tinha divergências. 

No âmbito dessa ação, o inspetor recorreu ao veículo que lhe estava afeto às deslocações em serviço para realizar uma fiscalização "à margem de qualquer ordem ou conhecimento superior" e que resultou num posterior "auto de notícia por infração criminal", revela a Procuradoria do Porto. 

Tal auto de notícia viria depois a ser registado como inquérito, com essa mesma instauração a não ter sido comunicada ao Ministério Público. E, "sem que tenha sido delegada qualquer competência para a investigação", realizou ainda diligências dessa natureza, informa a mesma entidade.

Após julgamento, o Tribunal Judicial da Comarca do Porto acabaria por determinar que o arguido atuou com a "intenção de prejudicar a administração" do referido condomínio, bem como de fazer uso da viatura para fins alheios à sua função.

Leia Também: Detido suspeito de vários assaltos com arma branca em Braga e Vizela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório