Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

"Há um bloqueio do PS dentro da Câmara Municipal de Lisboa"

Presidente da Câmara de Lisboa acusou o PS de "jogos políticos" e revelou que "trabalha muito bem" com o PCP. "Um partido exemplar", considerou.

"Há um bloqueio do PS dentro da Câmara Municipal de Lisboa"

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, considerou esta quinta-feira que o adiamento da votação da proposta de orçamento municipal para 2022 foi “mais uma irresponsabilidade do Partido Socialista”.

“Depois de ter consultado os documentos, dizer que há um número de uma página que devia estar noutra página… Isso não é um erro técnico, é algo que se poderia ter corrigido imediatamente na reunião”, apontou o social-democrata em entrevista à SIC Notícias.

Lembrando que o PS já tinha afirmado que iria viabilizar o orçamento e que depois o “bloqueou”, Carlos Moedas considera que o impasse dos socialistas “cria uma relação impossível em termos de confiança”. E atira: “As medidas não avançam porque há um bloqueio do Partido Socialista dentro da Câmara Municipal”

Com o adiamento da votação, o autarca acusa o PS de “bloquear os transportes públicos gratuitos” e um “plano de saúde” para os idosos.

Questionado sobre as “dificuldades” de governar a cidade “sem maioria absoluta”, Carlos Moedas afirma que “tem andado a tentar tudo para conseguir consensos” e frisa que este orçamento “mantinha muitas coisas do Partido Socialista”, que liderou a cidade até às últimas eleições autárquicas, pelo que “não havia razão nenhuma para o partido votar contra”.

“Obviamente, juntei ao orçamento aquilo que eram as minhas ideias, mas tive um cuidado: quem for ver este orçamento, vai ver projetos que eram do Partido Socialista e que eu vou manter exatamente para esse compromisso que estou a fazer. Vou continuar a lutar todos os dias com as minhas forças porque aquilo que me interessa são os lisboetas”, afirmou.

O autarca teceu duras críticas às “táticas” e “jogos políticos” do PS, que “não permitem que as medidas avancem”, e assegura que não é “esse tipo de político”.

“É uma coisa que me atormenta, realmente, ter de lidar com esta política a este nível. É uma política para destruir”, considerou.

Apesar das críticas ao PS, Carlos Moedas confessa que “trabalha muito bem” com o Partido Comunista Português (PCP) na Câmara de Lisboa, um “partido exemplar porque aquilo que diz é aquilo que faz”, considerou.

Sublinhe-se que a votação do orçamento e das Grandes Opções do Plano para 2022-2026 foi esta tarde adiada após o PS ter alertado para "um erro de 40 milhões de euros", mas que o vice-presidente da câmara considerou tratar-se de "tentativa de criar confusão".

[Notícia atualizada às 23h13]

Leia Também: Adiada votação do orçamento de Lisboa após PS considerar existir "erro"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório