Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

ASAE apreende quase 900 kg de alimentos para animais

Operação decorreu nas últimas semanas em supermercados, hipermercados, consultórios, clínicas e hospitais veterinários de todo o país.

ASAE apreende quase 900 kg de alimentos para animais
Notícias ao Minuto

12:52 - 20/01/22 por Notícias ao Minuto

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 890 quilos de alimentos compostos para animais e quatro instrumentos de pesagem, foi hoje anunciado.

A apreensão, com um valor total aproximado de 1.391,50 euros, realizou-se no âmbito de uma operação de fiscalização feita nas últimas semanas, de norte a sul do país.

A operação foi direcionada a operadores económicos que comercializam alimentos compostos para animais, "para verificação das regras específicas de comercialização, de acondicionamento, de informações obrigatórias na rotulagem, bem como cumprimento ao nível da afixação dos preços de venda ao público, entre outras".

De acordo com a ASAE, foram fiscalizados 85 operadores económicos (entre supermercados, hipermercados, consultórios, clínicas, hospitais veterinários e petshops) e foram instaurados 11 processos de contraordenação.

As principais infrações foram "a falta de mera comunicação prévia, a falta de registo de estabelecimento de produção, transformação, armazenamento, transporte ou distribuição de alimentos para animais, a  comercialização de alimentos compostos para animais que não incluíam na embalagem, rótulo, dístico ou etiqueta com as menções obrigatórias constantes na legislação em vigor e controlo metrológico de pesos".

Leia Também: ASAE doa uma tonelada de bens alimentares e 200 peças de roupa e calçado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório