Porto. 14 infrações em fiscalização a tratamento óleos alimentares usados

Foram fiscalizados 30 operadores e elaborados 14 autos de contraordenação.

óleo, tratamento
AnteriorSeguinte

© GNR

Notícias ao Minuto
20/01/2022 08:44 ‧ 20/01/2022 por Notícias ao Minuto

País

Óleo

Foram detetadas 14 infrações durante uma operação de fiscalização no âmbito do fluxo específico de resíduos, nomeadamente de óleos alimentares usados (OAU), em todo o distrito do Porto. O operação foi levada a cabo pelo Comando Territorial do Porto, através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), no dia 18 de janeiro. 

No decorrer de uma operação de fiscalização a diversos produtores de OAU, sobretudo do setor da restauração, foram fiscalizados 30 operadores e elaborados 14 autos de contraordenação. Três por incumprimentos ao nível do licenciamento; um por falta de licenciamento de operador de gestão de resíduos; seis por irregularidades na gestão dos  resíduos; três por rejeição de águas residuais sem tratamento e um por falta de registo na Agência Portuguesa do Ambiente.

No comunicado, a Guarda alerta para a responsabilização e o envolvimento de todos os intervenientes no ciclo de vida dos OAU, como é o caso dos consumidores, dos produtores de OAU, dos operadores da distribuição e dos operadores de gestão de resíduos.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), reitera ainda que, tem como preocupação diária a proteção da fauna e da flora e alerta que para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Leia Também: "Eles não são brinquedos", alerta a GNR para maus tratos a animais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas