Meteorologia

  • 16 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Descarga excecional de mercadorias no porto do Funchal foi um êxito

A atracagem excecional de dois navios de mercadorias para descarga de produtos prioritários no porto do Funchal foi uma "operação coroada de êxito", afirmou hoje o secretário da Economia, sublinhando a eficácia das autoridades na mobilização de meios.

Descarga excecional de mercadorias no porto do Funchal foi um êxito

A atracagem excecional de dois navios de mercadorias para descarga de produtos prioritários no porto do Funchal foi uma "operação coroada de êxito", afirmou hoje o secretário da Economia, sublinhando a eficácia das autoridades na mobilização de meios.

"Esta operação decorreu dentro dos parâmetros necessários, face às circunstâncias, garantindo a segurança e o abastecimento de bens essenciais, como os produtos perecíveis, o gado vivo ou o gás para a produção de eletricidade", disse Rui Barreto.

O governante acompanhou hoje a operação do navio porta-contentores "Funchalense 5", que, juntamente com o "Ponta do Sol", foi autorizado a utilizar o porto do Funchal devido à agitação marítima que se faz sentir no porto de mercadorias, no Caniçal, zona leste da ilha da Madeira.

"Além da necessidade de garantir o abastecimento dos bens perecíveis e do gás para a produção de energia elétrica, bem como salvaguardar o bem-estar do gado vivo, face à impossibilidade de descarga no porto do Caniçal, desde domingo, não se prevendo melhorias no estado do mar, impunha-se uma medida exceção", explicou.

O "Funchalense 5" vai agora aguardar a melhoria das condições marítimas para descarregar a restante mercadoria, considerada não prioritária, no porto do Caniçal, juntando-se ao "Ilha da Madeira", porta-contentores que está também em espera, bem como o navio "Isla Dos" que se encontra a caminho da região.

De acordo com os serviços de pilotagem da APRAM, empresa pública gestora dos portos da região, prevê-se que a partir da tarde de quinta-feira já seja possível atracar no porto do Caniçal.

Entretanto, a capitania do Funchal voltou a prolongar o aviso de agitação marítima forte para a orla marítima da Madeira, emitido no sábado, até ao final da tarde de quinta-feira, renovando a recomendação para as embarcações ficarem nos portos de abrigo.

Os avisos são suportados pelas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as quais indicam que as ondas vão aumentar até os quatro metros na costa norte, sendo de 3,5 metros na parte sul da ilha da Madeira.

Leia Também: Capitania do Funchal volta a prolongar aviso de agitação marítima

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório