Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

João Rendeiro conduzido à enfermaria da prisão com sintomas de febre

Defesa não descarta possibilidade de o antigo banqueiro ser avaliado num hospital fora da prisão.

João Rendeiro conduzido à enfermaria da prisão com sintomas de febre
Notícias ao Minuto

12:26 - 19/01/22 por Notícias ao Minuto

País João Rendeiro

João Rendeiro foi conduzido para a enfermaria da prisão sul-africana onde se encontra detido, com sintomas de febre. Segundo noticia o Observador, o antigo banqueiro apresentou uma temperatura mais elevada do que o normal e teve de receber assistência médica.

A advogada June Marks não descartou a hipótese de João Rendeiro ser assistido em instalações hospitalares fora da prisão, para ser avaliado e submetido a exames complementares. “Penso que prisão está a colocar em risco a saúde dele e estamos a tentar obter assistência médica decente”, disse à mesma publicação.

É a segunda vez que João Rendeiro tem um problema de saúde enquanto está preso em Westville, na África do Sul. Há menos de uma semana, June Marks contou que o antigo banqueiro "teve um problema cardíaco devido a febre reumática" e que "o médico está preocupado que as condições na prisão e a tuberculose prevalente nas cadeias de África do Sul possam piorá-lo".

O caso João Rendeiro

Detido em 11 de dezembro na cidade de Durban, após quase três meses fugido à justiça portuguesa, João Rendeiro foi presente ao juiz Rajesh Parshotam, do tribunal de Verulam, que lhe decretou no dia 17 de dezembro a medida de coação mais gravosa, colocando-o em prisão preventiva no estabelecimento prisional de Westville.

O ex-banqueiro foi condenado em três processos distintos relacionados com o colapso do BPP, tendo o tribunal dado como provado que retirou do banco 13,61 milhões de euros. Das três condenações, apenas uma já transitou em julgado e não admite mais recursos, com João Rendeiro a ter de cumprir uma pena de prisão efetiva de cinco anos e oito meses.

João Rendeiro foi ainda condenado a dez anos de prisão num segundo processo e a mais três anos e seis meses num terceiro processo, sendo que estas duas sentenças ainda não transitaram em julgado.

O colapso do BPP, em 2010, lesou milhares de clientes e causou perdas de centenas de milhões de euros ao Estado.

[Notícia atualizada às 12h59]

Leia Também: João Rendeiro "teve um problema cardíaco" e foi observado na prisão

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório