Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Capitania do Funchal renova aviso de mau tempo no mar até amanhã

A Capitania do Funchal prolongou hoje o aviso de vento forte para o mar da Madeira que emitiu no sábado, até às 06h00 de quinta-feira, insistindo para que as embarcações fiquem nos portos de abrigo.

Capitania do Funchal renova aviso de mau tempo no mar até amanhã
Notícias ao Minuto

10:19 - 19/01/22 por Lusa

País Madeira

"Recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo", lê-se na informação divulgada pela autoridade marítima madeirense.

O prolongamento deste aviso acontece pelo quinto dia consecutivo e tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) relativas à situação geral do estado do tempo para a orla marítima.

A capitania indica que o vento será "fresco a muito fresco, por vezes forte", a visibilidade "boa a moderada" e a ondulação na ordem dos três metros na costa sul e até 2,5 na parte norte da ilha.

Esta situação tem condicionado as operações dos navios de mercadorias, tendo dois atracado na terça-feira, excecionalmente, no porto de passageiros do Funchal, em vez da infraestrutura portuária destinada a este tipo de embarcações, no Caniçal, no extremo leste da ilha da Madeira.

Estes dois navios foram autorizados a descarregar produtos urgentes, nomeadamente gado vivo, produtos perecíveis e contentores de gás.

Outras embarcações que transportam outro tipo de mercadorias aguardam a melhoria das condições do mar para aportar.

Leia Também: Capitania do Funchal prolonga aviso de vento forte até terça-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório