Meteorologia

  • 21 MAIO 2022
Tempo
22º
MIN 18º MÁX 25º

Almirante Gouveia e Melo faz a primeira visita aos Açores enquanto CEMA

O almirante esteve com o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, esta sexta-feira, e visitou o farol do Arnel. 

Almirante Gouveia e Melo faz a primeira visita aos Açores enquanto CEMA
Notícias ao Minuto

23:56 - 15/01/22 por Notícias ao Minuto

País AMN

O almirante Henrique Gouveia e Melo realizou, esta sexta-feira e sábado, a primeira visita enquanto Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) e Autoridade Marítima Nacional (AMN) à Região Autónoma dos Açores. 

Segundo nota publicada na página da AMN, Gouveia e Melo esteve, na sexta-feira, com o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e visitou o farol do Arnel. 

Durante a manhã deste sábado, assistiu a um "briefing apresentado pelo Comandante da Zona Marítima dos Açores e Chefe do Departamento Marítimo, Comodoro Miguel Nuno Machado da Silva, alusivo ao CZMA, unidades dependentes e aos órgãos da Autoridade Marítima Nacional (AMN)". 

Nesta apresentação foram dadas a conhecer as "atividades operacionais de 2019 a 2021" sendo feita uma análise "sobre as diversas áreas, desafios e preocupações destas unidades". 

Gouveia e Melo visitou ainda "o posto de comando do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo dos Açores (MRCC Delgada) e a sala de operação do Centro de Comunicações dos Açores". 

A Patronia da Capitania do Porto de Delgada e Estação Salva-vidas de Ponta Delgada também receberam visitas. 

Recorde-se que Gouveia e Mello tomou posse como Chefe do Estado-Maior da Armada no dia 27 de dezembro de 2021 numa cerimónia realizada no Palácio de Belém. O antecessor Mendes Calado não esteve presente.

A saída de Mendes Calado do cargo antes do termo do seu mandato já tinha sido noticiada em setembro passado, mas na altura foi adiada pelo Presidente da República, que considerou não ser "o momento adequado" para a sua substituição.

A situação criou uma 'mini-crise' entre o Governo e a Presidência da República, tendo havido uma reunião de urgência, em Belém, entre o primeiro-ministro, o ministro da Defesa e o Presidente.

Leia Também: "Havia entendimento" para CEMA sair antes do termo do mandato

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório