Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Professores e funcionários do Superior recebem reforço este fim de semana

Poderão deslocar-se, este fim de semana, aos centros de vacinação, para serem vacinados em modalidade de Casa Aberta com senha digital.

Professores e funcionários do Superior recebem reforço este fim de semana
Notícias ao Minuto

15:26 - 15/01/22 por Notícias ao Minuto

País Vacinação

A Direção-Geral da Saúde (DGS) avançou, este sábado, que está disponível, este fim de semana, a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para a comunidade escolar do Ensino Superior nos centros de vacinação, em modalidade de Casa Aberta com senha digital.

De acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o pessoal docente e não docente que queira receber a terceira dose da vacina terá de efetuar previamente o pedido de senha digital no Portal Covid-19 e, no Centro de Vacinação, devem fazer prova da sua atividade profissional. 

Recorde-se que a Federação Nacional dos Professores (FENPROF) tinha, na passada sexta-feira, alertado para o facto de a vacinação prioritária dos professores não abranger docentes do ensino superior.

Inicialmente, estava previsto que este fim-de-semana fosse dedicado apenas à administração da terceira dose aos membros das mesas de voto e funcionários das Juntas de Freguesia que estarão envolvidos no ato eleitoral marcado para dia 30 de janeiro.

Forças de segurança e SEF também abrangidos 

O mesmo comunicado da Direção-Geral da Saúde indica que também os profissionais da Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR) e os funcionários dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) poder-se-ão deslocar entre este sábado e domingo "aos centros de vacinação para serem vacinados com a dose de reforço contra a Covid-19, em modalidade de Casa Aberta e com senha digital". 

Como usufruir do sistema de senha digital da modalidade de Casa Aberta?

Os utentes elegíveis que pretendam usufruir do sistema de senha digital "devem solicitar uma senha no próprio dia em que pretenderem ser vacinados", esclarece a nota da DGS. No portal acima referido, "deverá ser preenchido um formulário, sendo posteriormente enviada para o telemóvel uma senha digital com o respetivo número e hora prevista", acrescenta ainda comunicado.

De referir que, uma vez no Centro de Vacinação, os utentes devem apresentar um documento comprovativo da profissão que exercem.

Leia Também: Vacina. FENPROF "exige" que docentes do superior sejam prioritários

Recomendados para si

;
Campo obrigatório