Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

João Dores Aresta é o novo Diretor-geral da Autoridade Marítima

A cerimónia da tomada de posse do Vice-almirante João Dores Aresta decorreu hoje pelas 9h00. Veja algumas fotografias abaixo.

Notícias ao Minuto

19:29 - 14/01/22 por Notícias ao Minuto

País Vice-Almirante

Tomou hoje posse o novo Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante João Dores Aresta, pelas 9h00 no Salão Nobre da Direção-geral da Autoridade Marítima.

Na cerimónia esteve presente o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo.

No seu discurso, o Vice-almirante João Dores Aresta frisou que "a Direção-Geral da Autoridade Marítima e a Polícia Marítima tudo farão para constituir uma Autoridade Marítima Nacional pronta, disponível, relevante e credível, apta a dar resposta aos grandes desafios nacionais e internacionais que vai enfrentar pelos portugueses e ao serviço de Portugal". 

João Dores Aresta explicou que será dada continuidade ao reforço das relações com todas as instituições que colaboram com a Autoridade Marítima Nacional, "aperfeiçoando sempre que possível os métodos de articulação funcional e o desenvolvimento dos processos de partilha de informação", afirmando que à Autoridade Marítima cumpre preservar e desenvolver “o prestígio conquistado e o nível de desempenho” alcançado até aqui.

O Secretário de Estado e Adjunto da Defesa Nacional reiterou a importância da Autoridade Marítima para a população e, em particular, para os portugueses que vivem no litoral, destacando também o seu contributo para a Segurança Marítima, tanto na salvaguarda da vida humana, como na garantia da segurança dos navios, embarcações e carga, manutenção das infraestruturas de apoio aos navegantes e no combate à poluição do mar.

Presentes estiveram ainda o Diretor Nacional da Polícia Judiciária, o Diretor-Geral da Direção de Recursos Naturais, Segurança e Serviço Marítimos (DGRM), a Diretora-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, o 2.º Comandante-Geral da GNR, o Inspetor Nacional da PSP e a Diretora de Fronteiras de Lisboa.

Leia Também: "A Guarda é muito mais do que imaginas". Recrutamento até terça-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório