Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Alto Minho com quatro balcões SNS 24 para teleconsultas e não só

O distrito de Viana do Castelo dispõe a partir de hoje de quatro balcões SNS 24, onde os utentes podem realizar teleconsultas ou renovar medicação, com a abertura de uma nova unidade em Ponte de Lima, foi hoje anunciado.

Alto Minho com quatro balcões SNS 24 para teleconsultas e não só
Notícias ao Minuto

15:05 - 14/01/22 por Lusa

País SNS24

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) explicou que o novo Balcão SNS 24 de Ponte de Lima, instalado na Junta de Freguesia de Bertiandos, começou a funcionar hoje, integrado no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (USLAM).

Os primeiros dois balcões SNS 24 no distrito de Viana do Castelo entraram em funcionamento em novembro, na União de freguesias de Mazedo e Cortes, no concelho de Monção.

Em dezembro abriu a terceira unidade na Junta de Freguesia de Sistelo, no concelho de Arcos de Valdevez.

Constituído por 10 concelhos, o distrito de Viana do Castelo tem uma área de 2.219 quilómetros quadrados, e, segundo o Censos de 2021, 231.488 habitantes.

Com a abertura desta unidade de Ponte de Lima, a região Norte "passa a disponibilizar 110 Balcões SNS 24 e reforça o objetivo de continuar o projeto de expansão e abertura de novas unidades, para melhor servir, localmente, a sua população".

O Balcão SNS 24 presta apoio assistido a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à Internet e sem condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS.

O Balcão SNS 24 é uma iniciativa que resulta da parceria entre a ARS-N, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE), municípios, juntas de freguesia e os ACES, e "desempenham um serviço público fundamental ao facilitar o acesso remoto aos serviços digitais do SNS e na promoção da inclusão digital e social das pessoas".

Os Balcões SNS 24 facilitam a marcação de consultas, renovação de receitas, entre outros serviços do SNS, e o acesso mediado que possibilita, por exemplo, realizar uma teleconsulta através da ferramenta de teleconsultas do SNS e ajudar a obter os certificados digitais covid da União Europeia.

Leia Também: Penha Gonçalves apela aos envolvidos nas eleições para que se vacinem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório