Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Figura invulgar". Morreu Fernando Albuquerque, da Casa de Mateus

Presidente Marcelo recordou "amigo de longa data" e endereçou as "sentidas condolências à família".

"Figura invulgar". Morreu Fernando Albuquerque, da Casa de Mateus
Notícias ao Minuto

13:47 - 14/01/22 por Notícias ao Minuto

País Casa de Mateus

Fernando de Albuquerque, diretor-delegado da Fundação da Casa de Mateus, morreu aos 80 anos. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já emitiu uma nota onde recordou o "amigo de longa data" e endereçou as "sentidas condolências à família". 

"É com profunda tristeza que recebo a inesperada notícia da morte de Fernando de Albuquerque", pode ler-se na nota que consta no site da Presidência, onde Marcelo acrescenta que "sob sua orientação, a Fundação da Casa de Mateus tornou-se, nas últimas décadas, um exemplo admirável de abertura da sociedade civil às tarefas de serviço público na esfera do património, da cultura e do mecenato".

"Vinda do interior de Portugal, de uma região tantas vezes esquecida, e de uma família que encarnou o mote 'noblesse oblige'", salientou ainda o chefe de Estado, "a Fundação afirmou-se, apesar de todos os contratempos, como umas das nossas instituições mais coerentes e consequentes, com trabalho destacado nas áreas da música, das artes plásticas ou da literatura".

No mesmo documento é recordado que o Presidente da República "reconheceu" o importante percurso "com a recente atribuição da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique a Fernando de Albuquerque, figura invulgar da cultura portuguesa e amigo de longa data, a cuja família apresento as minhas sentidas condolências". 

A Fundação da Casa de Mateus foi instituída em 1970 e os seus estatutos definem como objetivos a conservação, o restauro e melhoramento da Casa de Mateus, em Vila Real, e, ainda, a promoção de eventos culturais, científicos e pedagógicos. Entre eles o Prémio D. Diniz, que foi instituído em 1980 e distingue anualmente uma obra de poesia, ensaio ou ficção.

Leia Também: PR atribui Grã-Cruz da Ordem do Infante a "anfitrião" da Casa de Mateus

Recomendados para si

;
Campo obrigatório