Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

DGS certifica Serviço de Imagem Médica do Centro Hospitalar de Coimbra

Foi hoje anunciado.

DGS certifica Serviço de Imagem Médica do Centro Hospitalar de Coimbra
Notícias ao Minuto

11:57 - 14/01/22 por Daniela Filipe

País Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) certificou o Serviço de Imagem Médica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), através da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), revelou a instituição.

“A atribuição desta certificação resulta de um longo processo de melhoramentos introduzidos no Serviço e marca o início de uma nova fase com a responsabilidade de melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados”, diz o diretor do Serviço de Imagem Médica (SIM), Paulo Donato, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

O responsável acrescenta que a unidade “tem uma atividade verdadeiramente global na Radiologia, com uma resposta cada vez mais diferenciadora, muito fruto do trabalho conjunto entre as várias especialidades médicas e cirúrgicas”, que se traduz, agora, na certificação atribuída.

Além da componente assistencial, o SIM alberga três disciplinas no Mestrado Integrado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, nomeadamente ‘Radiologia’ (obrigatória), ‘Ecografia’ e ‘Radiologia de Intervenção’.

“A atividade do serviço desenvolve-se, assim, em múltiplas áreas e vertentes, com presença física assegurada de forma contínua (24 horas por dia, 365 dias por ano) no Serviço de Urgência, atualmente única no país, que passa também pela resposta permanente da Radiologia Pediátrica, da Radiologia de Intervenção e da Neurorradiologia de Intervenção, em associação com a investigação clínica produzida e plasmada através de múltiplas publicações científicas”, esclarece o documento.

O atual Serviço, que conta com 299 profissionais, “resulta da fusão, em 2013, do Serviço de Radiologia dos Hospitais da Universidade Coimbra, que incorporava a unidade funcional de Neurorradiologia, e dos Serviços de Radiologia e Neurorradiologia do Centro Hospitalar de Coimbra”, recorda o CHUC.

Leia Também: Covid-19. Hospital Amadora-Sintra suspende visitas a doentes internados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório