Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Céu nublado e chuva? Saiba como estará o tempo este fim de semana

Fique a par das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias.

Céu nublado e chuva? Saiba como estará o tempo este fim de semana
Notícias ao Minuto

10:45 - 14/01/22 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

Com o fim de semana à porta, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já divulgou as previsões para os próximos dias. Prepare-se para céu nublado e possibilidade de chuva na generalidade do território nacional.

Para sábado, o IPMA prevê “possibilidade de chuva fraca no litoral a norte de Sines a partir do final da tarde”, assim como formação de geada no interior Norte e Centro e “vento por vezes forte nas terras altas”, até 40 km/h.

No arquipélago dos Açores, são esperados períodos de céu muito nublado com abertas em todas as regiões, além de rajadas de vento entre os 60 e os 65 km/h. O grupo Central e Oriental destacam-se pela possibilidade de aguaceiros fracos, mais frequentes durante a madrugada e a manhã, respetivamente.

A Madeira terá uma “pequena subida da temperatura mínima”, apresentando céu pouco nublado, que aumentará temporariamente de nebulosidade por nuvens altas. O vento será “fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sueste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas.”

Já no domingo, são esperados “períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões Norte e Centro até meio da manhã”, além de “possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até final da manhã.”

O vento mostrar-se-á “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) do quadrante sul nas terras altas até final da manhã.” Por sua vez, o Alto Alentejo junta-se às regiões com formação de geada, ainda que seja esperada uma subida da temperatura, particularmente da mínima, nas regiões Norte e Centro.

Os Açores continuarão com períodos de céu muito nublado com abertas e aguaceiros fracos, contando ainda com rajadas de vento na ordem dos 55 km/h até aos 65 km/h.

Por fim, a Madeira apresentará períodos de céu muito nublado, assim como com vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sul/sueste, que se tornará moderado a forte (30 a 40 km/h) a partir da tarde, e forte (35 a 50 km/h) nas terras altas, “com rajadas até 75 km/h a partir do final da manhã.”

Para uma previsão mais detalhada, consulte a página do IPMA.

Leia Também: Grupos Oriental e Central dos Açores com aviso amarelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório