Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PSP desmantela e detém responsáveis por rede de tráfico de armas

A investigação durou 22 meses.

PSP desmantela e detém responsáveis por rede de tráfico de armas
Notícias ao Minuto

14:03 - 13/01/22 por Notícias ao Minuto

País Tráfico de armas

Três pessoas foram condenadas a oito, seis e cinco anos de pena de prisão efetiva pela coautoria do crime de associação criminosa e do crime de tráfico e mediação de armas, revelou hoje a Polícia de Segurança Pública (PSP). Um outro indivíduo foi ainda condenado pelo crime de detenção de arma proibida, estando sujeito a três anos e nove meses de pena de prisão efetiva. Em causa está uma investigação que decorria há 22 meses sobre tráfico internacional, mediação e transformação de armas de fogo.

Segundo o comunicado da PSP a que o Notícias ao Minuto teve acesso, “o líder do grupo criou e liderou uma organização tendente à venda, em Portugal, de armas de fogo por si transformadas e modificadas, a partir de armas de venda livre de calibre Flobert, na Eslováquia e na República Checa”, assim como de munições por si fabricadas.

Para o efeito, o grupo adquiria “centenas de armas de alarme e armas de sistema Flobert a um armeiro, na Eslováquia e República Checa”, que, em Portugal, eram transformadas em armas de fogo de calibre .22, 7,65 mm e 9 mm, numa oficina equipada com as ferramentas necessárias para o projeto.

Ao longo dos 22 meses de investigação, a PSP adianta que foram detidas sete pessoas, bem como realizados 47 mandados de busca e apreensão, 13 os quais domiciliários e 34 não domiciliários. Além disso, foram também apreendidas 176 armas e mais de um milhar de munições de diversos calibres.

Esta foi uma investigação desenvolvida pelo Departamento de Armas e Explosivos da PSP.

Leia Também: Ensino superior policial passa a abranger carreira de chefes da PSP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório