Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Infeciologista dá Portugal como exemplo para provar que vacinas funcionam

Especialista em doenças infeciosas comparou o caso português com o caso dos Estados Unidos.

Infeciologista dá Portugal como exemplo para provar que vacinas funcionam
Notícias ao Minuto

11:53 - 12/01/22 por Marta Ferreira

País Vacinação

Um especialista em doenças infeciosas, Faheem Younus, deu Portugal como exemplo para provar que a vacinação contra a Covid-19 funciona para travar as mortes relacionadas com o novo coronavírus.

Numa publicação feita esta manhã na rede social Twitter, o infeciologista compara o estado da vacinação em Portugal com a dos Estados Unidos e o resultado que tal produziu em cada um dos países. 

Faheem afirma que as mortes continuam a subir nos EUA, apesar de já terem mais de metade da população vacinada, porque a percentagem não é elevada o suficiente. "Os Estados Unidos estão apenas com 62% de vacinação; 70 milhões de americanos não vacinados estão a causar as mortes por Covid", indica. 

Por outro lado, Portugal tem 90% da população vacinada mas "as mortes por Covid são estáveis, apesar do aumento dos casos", explica o especialista. Por isso, conclui: as "vacinas funcionam, as desculpas não". 

A par destas conclusões, Faheem Younus também publica dois gráficos da evolução das mortes por Covid-19 no nosso país. Num estão os dados de 2020, ainda sem vacinação, e, no segundo, os dados referentes ao final de 2021 e início de 2022.

Mas este especialista não é o único a destacar a taxa de sucesso da vacinação em Portugal. Há também quem partilhe o gráfico da evolução dos óbitos no nosso país nos últimos meses e afirme: "A taxa de vacinação de Portugal é quase 100% e as taxas de mortalidade extremamente baixas. Eles merecem reconhecimento, tanto do governo quanto do povo". 

Faheem Younus é um dos principais especialistas em doenças infeciosas nos Estados Unidos. No final de 2021, o médico afirmou que a pandemia deverá acabar em 2022 globalmente era "improvável", mas que os países que adotam uma abordagem científica são os mais propensos a conseguir fazê-lo.

Numa entrevista ao ET Now, Younus realçava que a desigualdade vacinal no mundo e o debate político sobre uma questão de saúde pública são obstáculos no combate à Covid-19. O especialista defende também uma vacinação de três doses, mas que isso é uma decisão política. 

Leia Também: Norma da DGS não prevê, por enquanto, doses de reforço para crianças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório