Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Mestrados. Estudantes de Lisboa fazem petição pela regulação de propinas

Documento é dirigido aos partidos candidatos à Assembleia da República, Assembleia da República, Governo e Presidente da República. Já conta com mais de 1.220 assinaturas.

Mestrados. Estudantes de Lisboa fazem petição pela regulação de propinas
Notícias ao Minuto

09:06 - 12/01/22 por Notícias ao Minuto

País Ensino

A Federação Académica de Lisboa criou uma petição online dirigida aos partidos candidatos à Assembleia da República, Assembleia da República, Governo e Presidente da República para a regulamentação das propinas nos mestrados. 

Os estudantes queixam-se dos elevados valores praticados no ensino superior que não têm um teto definido, podendo subir sem limite. 

Na petição, assinada até ao momento da publicação desta notícia por mais de 1.220 pessoas, os estudantes apontam que "Portugal é o único país da União Europeia que não tem um teto definido para as propinas de 2º Ciclo de Instituições de Ensino Superior Público".

"No último ano verificou-se o congelamento destas propinas, impedindo o agravar dos preços que neste momento já atingem valores proibitivos, em alguns casos superiores a 10 mil euros", acrescenta-se.

No entanto, este congelamento estava dependente da aprovação do Orçamento de Estado 2022 que acabou chumbado sem chegar à especialidade. 

"Acresce que o desintegrar de Mestrados tem permitido aumentos dos seus valores. De notar ainda que 8 dos estados-membro da UE cobram menos de 100 euros anuais, colocando Portugal em desvantagem competitiva no que diz respeito aos níveis de formação superior da sua população ativa", sublinha ainda o mesmo documento. 

A petição foi criada há cerca de um dia e está prevista a sua divulgação nas próximas duas semanas e campanhas de recolha de assinaturas presenciais.

Recorde-se que, no Orçamento de Estado para 2022, uma das medidas era a ação social chegar ao 2.º ciclo do ensino superior, com o valor das bolsas dos mestrados a aumentar até ao triplo (passando a ter como referencial o valor das propinas de doutoramento pagas pela FCT).

O chumbo do OE2022 levou a uma crise política no país com eleições antecipadas marcadas para dia 30 de janeiro. 

Leia Também: Menino de 11 anos faz licenciatura em Física em nove meses 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório