Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Suspensos cinco dos sete militares que agrediram imigrantes em Odemira

Os restantes dois devem sê-lo nos próximos dias.

Suspensos cinco dos sete militares que agrediram imigrantes em Odemira
Notícias ao Minuto

14:38 - 07/01/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Violência

Cinco dos sete militares da GNR acusados de agressões, maus-tratos e sequestro de imigrantes em Vila Nova de Milfontes, concelho de Odemira, foram suspensos preventivamente por 90 dias pela ministra da Administração Interna e da Justiça, Francisca Van Dunem, revela a CNN Portugal, esta sexta-feira.

Os restantes dois, segundo o mesmo canal de televisão, devem sê-lo nos próximos dias. Só não foram até ao momento porque os serviços não os conseguiram notificar e o processo disciplinar atrasou-se.

Recorde-se que estes sete militares da GNR são acusados de 33 crimes por alegadamente humilharem e torturarem imigrantes em Odemira, três destes elementos da GNR são reincidentes e já tinham sido condenados a penas suspensas por agressões a imigrantes em 2018.

A investigação teve origem em 2019, quando a Polícia Judiciária apreendeu os telemóveis de cinco militares suspeitos de maus-tratos a imigrantes em Odemira, tendo encontrado vídeos e imagens que deram origem a este novo processo.

No julgamento, cuja sentença foi lida em julho de 2020, além destes três elementos da GNR, foram também condenados dois outros militares, estando um deles a cumprir uma pena de seis anos.

A IGAI refere que os processos disciplinares abertos aos cinco militares condenados em tribunal tiveram como medidas sancionatórias a pena de demissão da GNR para um deles e os restantes penas de suspensão e penas acessórias de transferência compulsiva.

Fonte da GNR disse à Lusa, no passado mês de dezembro, que cinco dos sete militares acusados estavam a trabalhar normalmente, estando dois dos reincidentes suspensos.

O militar acusado no anterior processo ainda está em funções porque a suspensão de funções está a ser discutido no Tribunal Administrativo, segundo o advogado.

A maioria dos 33 crimes de que os militares são acusados, ou seja, 28, terão sido cometidos em coautoria material, tendo os restantes cinco sido alegadamente praticados em autoria material.

O Ministério Público considera que todos os militares envolvidos no processo agiram por "caprichos torpes", com "desprezo" e "em manifesto ódio" pelas nacionalidades das vítimas da região do Indostão.

Leia Também: Odemira. MAI instaura processo disciplinar a sete militares da GNR

Recomendados para si

;
Campo obrigatório