Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Cinco pessoas identificadas e mais de 70 kg de berbigão apreendidos

Operação no estuário do Rio Mondego, Figueira da Foz, resultou em cinco autos de contraordenação. Multas podem chegar aos 50 mil euros.

Cinco pessoas identificadas e mais de 70 kg de berbigão apreendidos
Notícias ao Minuto

15:59 - 06/01/22 por Notícias ao Minuto

País GNR

Foram apreendidos, esta quarta-feira, mais de 70 quilos de berbigão na Figueira da Foz. Cinco pessoas foram identificadas.

Num comunicado enviado às redações, a Unidade de Controlo Costeiro (UCC), da GNR adianta que "através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz", apreendeu ontem "71,8 quilos de berbigão (Cerastoderma edule), no estuário do Rio Mondego".

A apreensão aconteceu no âmbito de uma ação de fiscalização com o intuito de controlar o cumprimento das regras da apanha de bivalves em zonas interditas.

No decorrer desta ação, no estuário do Rio Mondego, "foram identificadas cinco pessoas, três homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 46 e os 68 anos, tendo sido elaborados cinco autos de contraordenação, cujas coimas podem ascender aos 50.000 euros".

No comunicado, a GNR relembra que "a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo".

Leia Também: Captura ilegal. Apreendidas duas toneladas de berbigão na Ria Formosa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório