A GNR detetou, na terça-feira, uma descarga ilegal de efluentes pecuários na freguesia de Alvorninha, no concelho de Caldas da Rainha, anunciou hoje através do Comando Territorial de Leiria.
De acordo com o comunicado, os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha terão, durante uma ação de patrulhamento, detetado que a descarga escorria de uma lagoa de depuração para a linha de água do Rio Tornada, "através de um tubo que se encontrava dissimulado, junto à densa vegetação, e num local de difícil acesso".
As diligências policiais permitiram perceber "que a descarga era proveniente de uma exploração agropecuária, de forma ilegal, ou seja, sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração".
A GNR elaborou, por isso, um auto de contraordenação por descarga de efluentes pecuários diretamente para a linha de água, sem autorização da entidade competente para o efeito, que foi remetido para a Agência Portuguesa do Ambiente de Lisboa e Vale do Tejo, punível com uma coima que pode chegar aos 144.000 euros.
Leia Também: GNR recuperou material furtado em Vila de Rei