Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Rui Pinto acusado de ligação ao ataque ao grupo Impresa. Hacker reage

Grupo Impresa foi este domingo alvo de um ataque informático que ainda não foi resolvido. Rui Pinto diz que só "uma mente retorcida" o poderia ligar a um ataque deste género.

Rui Pinto acusado de ligação ao ataque ao grupo Impresa. Hacker reage
Notícias ao Minuto

23:29 - 03/01/22 por Notícias ao Minuto

País Twitter

Rui Pinto, o pirata informático responsável por revelações nos casos Football Leaks ou Luanda Leaks, reagiu esta segunda-feira no Twitter a um comentário que o ligava ao ataque informático aos sites do grupo Impresa, que se mantêm sem resolução. 

O hacker português viu o seu nome ligado a este caso no seguinte comentário: 

Notícias ao Minuto
© Twitter  

Rui Pinto não gostou da ligação a um caso destes e pôs os pontos nos i's. "Só uma mente muito retorcida consegue fazer uma ligação entre o tipo de crimes pelo qual sou acusado, e ataques devastadores de Ransomware [um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infetado e cobra um resgate para que o acesso possa ser restabelecido] como o que atingiu a Impresa, e que nos últimos meses inoperabilizou hospitais, oleodutos e outros sectores estratégicos de vários países", escreveu o hacker português. 

Recorde-se que o grupo de piratas informáticos ligado ao ataque aos sites da Impresa foi responsável por ataques a vários organismos governamentais brasileiros como o Ministério da Saúde, Portal Covid e ConecteSUS, uma plataforma de saúde para cidadãos, profissionais e gestores de saúde. 

Os sites do Expresso ou da SIC mantêm-se inoperacionais, tendo inclusive levado o jornal Público a solidarizar-se com uma mensagem de apoio ao grupo.  

Leia Também: Sites do Grupo Impresa hackeados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório