Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Macedo garante novas leis para PSP e GNR

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, garantiu hoje que as novas leis orgânicas da Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR) serão aprovadas "dentro de algum tempo", sem precisar uma data concreta.

Macedo garante novas leis para PSP e GNR
Notícias ao Minuto

17:07 - 18/03/14 por Lusa

País Administração Interna

Na audição na Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Miguel Macedo justificou que a revisão das leis orgânicas da PSP e GNR "não estão ainda consumadas por razões diversas", quando, em setembro de 2012, o Governo chegou a admitir que estavam concluídas, como assinalou o deputado do PS Pita Ameixa.

"No ano passado, entendemos que, a determinada altura, fazia sentido esperar a discussão e aprovação do Conselho Estratégico de Defesa. Por isso, fizemos um compasso de espera e espero que, dentro de algum tempo, possamos culminar esse trabalho", justificou o ministro da Administração Interna.

Acompanhado dos secretários de Estado Fernando Alexandre e João Pinho de Almeida, o ministro da Administração Interna sublinhou também que foram feitas "alterações na lei orgânica do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)".

O governante refutou ainda que a reorganização do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP seja realizado por "razões economicistas".

Em resposta ao deputado social-democrata Hugo Velosa, Miguel Macedo referiu que existe "um desequílibrio" no dispositivo da PSP na área metropolitana de Lisboa, exemplificando com "divisões com um grande número de esquadras".

Miguel Macedo, que anunciou estarem "em marcha 40 obras" em instalações da GNR, PSP e SEF, disse que o processo de reorganização se encontra em fase de consulta junto de órgãos autárquicos (câmara municipais e juntas de freguesias).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório